Início Educação Santa Cruz do Sul zera fila de espera por vagas na educação...

Santa Cruz do Sul zera fila de espera por vagas na educação infantil

 

Nenhuma criança de zero a três anos de idade está aguardando por uma vaga na educação infantil em Santa Cruz do Sul. A Secretaria Municipal de Educação (SEE) zerou a fila de espera para este ano letivo e, na tarde desta sexta-feira, 17, a secretária da pasta, Jaqueline Marques, fez o anúncio que pode ser considerado um ato histórico para o município. No Estado, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, Santa Cruz do Sul é o único nessa condição.

Em 2013, ano em que o prefeito Telmo Kirst assumiu a Administração Municipal, 1300 crianças estavam fora das escolas municipais de educação infantil, aguardando por uma vaga. A meta, que constava no plano de governo, era atender toda a demanda manifesta. Na próxima segunda-feira, 20, uma nova lista com 74 crianças contempladas estará sendo publicada no site oficial do Município, colocando um fim na fila de espera.

Conforme explanou a secretária Jaqueline, no ato que contou com a presença de secretários, vereadores, diretores de escolas, servidores da Prefeitura e familiares contemplados com as últimas vagas, ano a ano investimentos feitos na área foram gradativamente reduzindo esse número. Dentre essas ações estão a ampliação de convênios com escolas particulares,  abertura e construção de novas salas e  inauguração de mais duas Emeis: Linha Santa Cruz e Vila Nova.

Uma das medidas consideradas fundamentais para a eliminação do deficit ocorreu em 2017: a criação da Central de Vagas. A partir disso, os processos de normatização e transparência foram implantados para permitir um acesso justo às escolas. Segundo Jaqueline, essa foi uma das maiores estratégias do governo, que possibilitou identificar onde cada família morava e trabalhava e onde os pais queriam que seus filhos estudassem.  “Este setor revolucionou a forma de projetar a educação infantil porque permitiu mapear a demanda, organizar e criar estratégias seguras no aumento da oferta de vagas”, disse Jaqueline.

A estrutura da central, montada dentro da SEE, hoje é responsável pelo processo de inscrições, pelo encaminhamento dos inscritos para cada escola selecionada através do software –  com o uso de critérios legais e objetivos -, e pelas transferências, que acontecem a pedido das famílias. 

Em seu pronunciamento, o prefeito Telmo Kirst destacou os pesados investimentos na área, que consomem atualmente 27,5 por cento do orçamento. Ele lembrou, no entanto, que o trabalho continua para atender a demanda crescente por novas vagas e fez questão de dizer que os recursos para a construção das Emeis Viver Bem, Progresso e Esmeralda estão garantidos.  “Estamos em um momento histórico, mas não podemos esquecer que temos que nos preparar. Nascem por ano 1800 crianças e a fila vai andar”.

O esforço a partir de agora é para manter a demanda e a oferta em equilíbrio. Atualmente está em construção a Emei Progresso, que deve entrar em funcionamento no ano que vem. Também estão projetadas e com recursos assegurados uma Emei no Viver Bem e outra  no Esmeralda. Está previsto também a ampliação de convênios para áreas onde existe maior demanda de crianças na faixa etária da educação infantil, conforme mapeamento da central de Vagas.

No próximo dia 22, um novo edital será divulgado no site oficial da Prefeitura (www.santacruz.rs.gov.br) para permitir que outras crianças, inclusive as nascidas após outubro de 2018, inscrevam-se na rede municipal.