Início Educação Boqueirão do Leão vence etapa nacional

Boqueirão do Leão vence etapa nacional

O estudante Ariel Becker, de 10 anos de idade, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Thomas Battisti, de Linha Data, zona rural de Boqueirão do Leão, conquistou o 1º lugar na categoria Conto (4º e 5º anos) da etapa nacional do Prêmio MPT na Escola 2019. A iniciativa é do Ministério Público do Trabalho (MPT) e premia trabalhos de crianças e adolescentes sobre temas relacionados à atuação da instituição. O Conto vencedor é intitulado “O dia em que a infância passou a ser plenamente feliz”. A professora é Geana Bergonci Martini. O resultado foi divulgado pela comissão julgadora, nesta terça-feira, 15, em Brasília. Os primeiros colocados receberão tablets e terão custeadas viagem para solenidade de premiação, marcada para o dia 3 de dezembro, na Capital Federal. A cerimônia de entrega do Prêmio – fase regional aconteceu na última quinta-feira, 10, em Porto Alegre.
Conforme a diretora Elisangela Barbon, a Escola integrou-se na proposta de erradicação do trabalho infantil. “Temos que lutar contra qualquer atividade que priva as crianças de sua infância, de seu potencial, prejudicando a saúde física, moral e psicológica e interfirindo em sua escolaridade”, destaca. Para Ariel, é momento de comemoração. “A alegria que sinto é muito grande. Estou muito feliz por representar meu Município. Quero agradecer à Deus, aos meus pais e à professora Elisangela”, comenta o aluno. A secretária de Educação, Veronice Borges, informa que todas as escolas da rede municipal participaram do Prêmio MPT na Escola. “Participar do projeto abre novas possibilidades e incentiva atividades além do conteúdo convencional”, acrescenta. Em 2018, a Escola também teve projeto vencedor, na etapa regional.
O Rio Grande do Sul também teve outros nove trabalhos classificados. No Grupo 1 (4° e 5º anos): Sapucaia do Sul (Escola Justino Camboim, 6º em Curta-Metragem), Canoas (Escola Nancy Ferreira Pansera, 4º em Desenho), Gravataí (Escola Murialdo, 8º em Música) e Capão da Canoa (Escola Moacyr de Araújo Pires, 5º em Poesia). No Grupo 2 (6º e 7º lugares): Capão da Canoa (Escola Luiz Cláudio Magnante, 2º em Conto , e Escola Prudente de Morais, 2º em Poesia), Porto Alegre (Escola Mario Quintana, 7º em Curta-metragem e, novamente, Escola Mário Quintana, 3º em Desenho) e Xangri-lá (Escola Nayde Emerim Pereira, 3º em Música).