Início Educação Enem 2019: Primeira prova será no domingo

Enem 2019: Primeira prova será no domingo

Participantes devem chegar ao local de prova com antecedência

Grasiel Grasel
[email protected]

Nos próximos dois domingos, dias 3 e 10, serão realizadas as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, um dos testes mais importantes especialmente para quem está saindo do Ensino Médio, pois os resultados podem dar acesso à educação superior via Sisu e ProUni, bem como para instituições de ensino em Portugal ou financiamentos como o Fies. 3.159 pessoas se inscreveram para realizar a prova em Santa Cruz do Sul, onde estudantes da cidade e de outros municípios da região deverão estar presentes. Em 2019 serão 10.133 locais de prova espalhados pelo país em 1.727 municípios diferentes, somando mais de 5 milhões de participantes.
Qualquer pessoa pode fazer o Enem, mas pessoas que não concluíram e não vão concluir o Ensino Médio não poderão desfrutar dos benefícios de seus resultados. Os que não se aplicam a este quesito são os chamados “treineiros”, que realizam a prova apenas para testar seus conhecimentos. Os gabaritos e cadernos de questões serão disponibilizados online no dia 13 de novembro, 3 dias depois do final do exame. As notas dos participantes oficiais estão previstas para serem divulgadas em janeiro de 2020 e, para os treineiros, em março do ano que vem.
O exame conta com quatro provas objetivas de 45 questões cada, totalizando 180 questões mais a redação. As provas são divididas por áreas do conhecimento, duas áreas serão aplicadas no dia 3, linguagens e códigos e ciências humanas e outras duas, ciências da natureza e matemática no dia 10. No primeiro domingo a prova de redação também é aplicada, portanto, nesta data são oferecidos 30 minutos a mais em relação ao segundo fim de semana. 
Vale destacar que, por sua importância tanto na vida do aluno quanto na avaliação da educação nacional, o Enem é planejado e executado com um nível de segurança rigorosíssimo. Desde a escolha das questões até a impressão dos materiais e aplicação das provas, um número muito limitado de pessoas selecionadas tem contato com a prova, todas monitoradas com câmeras de segurança para evitar vazamentos. Da mesma forma, dentro da sala de aplicação a tolerância com possíveis irregularidades é baixa, pois, por exemplo, se qualquer aparelho eletrônico vibrar ou emitir som durante a prova, o participante é eliminado diretamente.
O documento, no entanto, não pode ser em versão eletrônica e, em caso de roubo deste ou de quaisquer outros que o candidato poderia apresentar, será obrigatória a apresentação de um Boletim de Ocorrência expedido por um órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação.

O que pode levar?
Itens obrigatórios:

Caneta Esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente
Documento oficial de identificação com foto
Aconselhável levar:
Cartão de confirmação de Inscrição
Declaração de comparecimento impressa para assinatura do chefe da sala (caso necessário para o aluno)
Garrafa d’água transparente
Alimentos pequenos e fáceis de carregar, como barras de cereal fechadas na embalagem original

O que é proibido levar?
Borracha
Corretivo
Chave com Alarme
Chapéus ou bonés
Lápis ou Lapiseira
Qualquer material impresso fora do permitido
Caneta de material não transparente
Dispositivos eletrônicos (celular só pode entrar desligado)
Fones de ouvido

Cronograma de aplicação
12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h às 13h30 – Procedimentos de segurança nas salas de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das primeiras provas
OBS: no dia 10 as provas encerram meia hora antes, às 18h30