Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação/RJ
Documentário alemão Pina será atração de hoje à noite
Na noite de hoje, 25 de junho, na rua7 de setembro, nº 489, ocorre a primeira sessão da retomada das atividades dos Amigos do Cinema. Após aAssembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 10 de junho, a diretoria ficou a cargo de Carmen Regina Pozzobon da Costa como presidente e Ingrid Trindade como vice-presidente, tendo como secretários Célio Seidel Junior e Marília Kern e como tesoureiros Jaqueline Dotto e Rosane Aquino. Ainda o conselho fiscal tem como integrantes ClediHilbig, Antelmo Stoelbenn, Gibran Sirena Teixeira e como suplentes Fernando de Oliveira,Veridiana Maria Rehbein, Vanessa Gründling.
Segundo a presidente da Associação, Carmen Costa, o grupo criado só foi possível pela séria determinação e grande motivação destas pessoas que, potencializando suas energias, fizeram decolar a revitalização dos Amigos do Cinema.
A parceria com o SindiBancários tornou possível a utilização do auditório no terceiro andar, com acessibilidade. Para aqueles que quiserem apoiar a iniciativa, a mensalidade é R$ 10,00, com direito a assistir todas as sessões semanais, semprenas terças-feiras, às 20hs. As fichas cadastrais estarão disponíveis no início de cada sessão, com Rosane e Jaqueline.
Divulgação/RJ
Pina, de 2011, dirigido por Wim Wenders, foi o escolhido para estrear primeira sessão da retomada dos Amigos do Cinema
ESTREIA
Com o objetivo de proporcionar sessões de filmes europeus, latinos, asiáticos e brasileiros que não são exibidos no circuito comercial, e oferecer um espaço de reflexão e debate, os Amigos do Cinema iniciam suas atividades hoje com a película Pina, documentário alemão em 3D, lançado em 2011 e dirigido por Wim Wenders, que conta a obra da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch.
Sobre essa nova empreitada, a presidente Carmen Regina Pozzobon da Costa conta que aceitou o desafio por insistência da amiga Ingrid Trindade, para que não deixassem morrer essa iniciativa que elas ajudaram a criar, e que já dura 13 anos com mais de 500 sessões ao longo dos anos: “Também pesou na decisão a oferta feita pela Rosane Aquino para sediar as sessões no novo prédio do Sindibancários.As projeções serão em DVD no telão, todo o equipamento é novo, as cadeiras são confortáveis. Claro que não é uma sala de cinema, tem as limitações de um auditório”, revela a presidente.
A programação de filmes da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul será feita por uma equipe de curadores e os primeiros filmes escolhidos são:Pina, de Wim Wenders, Goya em Bordeaux, de Carlos Saura, Caravaggio, de Derek Jarman e Nelson Cavaquinho, de León Hirszman. Dia 16 de julho, após o documentário Nelson Cavaquinho, Sandra Richter coordena debate sobre os quatro filmes já exibidos, ressaltando o diálogo entre grandes diretores e consagrados artistas.
Melissa Braga
Nova diretoria da Associação Amigos do Cinema foi empossada no último dia 10 de junho














