Cristiano Silva
[email protected]
A Associação Amigos do Cinema exibe nesta terça-feira, 02 de julho, a cinebiografia do célebre pintor espanhol Francisco de Goya. O filme espanhol, intitulado Goya em Bordeaux, foi lançado em 1999, tendo como diretor Carlos Saura, ícone do cinema espanhol ao lado de Luis Buñuel, Victor Erice e Pedro Almodóvar. O cineasta e ex-fotógrafo, ainda na ativa, realizou no século 20, grandes e originais filmes políticos nos quais mostrou ao mundo a repressão à liberdade imposta pela ditadura, mas também filmou a vida de conterrâneos célebres, como o pintorFrancisco de Goya.
O filme retrata o pintor – interpretado pelo ator Francisco Rabal – aos 82 anos,já surdo, em exílio na cidadefrancesa de Bordeaux no século 19, onde decidiu viver depois de fugir da Inquisição Espanhola.Ali, o artista narra à enteada Rosário, interpretada por Dafne Fernandéz, acontecimentos marcantes de sua trajetória, e recorda seu grande amor, a Duquesa de Alba, assassinada por envenenamento quando jovem, e volta a procurá-lo como anjo da morte.
O filme que mostra o autor da clássica tela Três de Maio de 1808, é um competente tributo com ingredientes surrealistas à vida de Francisco de Goya.A Associação Amigos do Cinema exibe a sessão a partir das 20h, no auditório do Sindibancários, que fica na Rua 7 de setembro, nº 489. A entrada é gratuita.
Divulgação / Amigos do Cinema

Película do diretor espanhol Carlos Saura é a atração na sessão dos Amigos do Cinema de hoje














