Início Sem categoria Exposição: Arte e literatura infantil em evidência

Exposição: Arte e literatura infantil em evidência

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Projeto criado pela livraria santa-cruzense promove interação através da arte e literatura

A Livraria Nobel, no centro de Santa Cruz do Sul, está promovendo exposições de trabalhos de crianças de escolas do município, a fim de estimular a leitura infantil. Segundo a subgerente da livraria, Sandra de Oliveira, a ideia, que partiu dela e da gerente Fernanda Ebert, consiste em conversar com as escolas para propor o exercício: “Contatamos as escolas da cidade e propomos que o professor venha até a livraria, escolha um livro – doado à escola – e levepara a sala de aula a fim de trabalhar com os alunos. Depois a turma retorna com os trabalhos e os expomos aqui”.
A exposição “O Que é Uma Criança?”, inspirada no livro de mesmo nome, da artista italiana Beatrice Alemagna, foi produzida pelos alunos do 3º e 4º anos da Escola Educar-se.Segundo a artista visual e arte educadora da Escola, Júlia Koch, o convite, feito pela Livraria Nobel, foi prontamente atendido: “Como professora de artes das séries iniciais e finais do ensino fundamental da escola Educar-se, fiquei fascinada com o convite em escolher um livro para trabalhar com os alunos em sala de aula e realizar uma exposição na livraria. Convite feito, rapidamente me vi diante de um dilema, escolher um entre tantos títulos para fazer a exposição. Acabei sendo atraída pelas belas ilustrações da artista italiana.”
O livro, lançado pela Editora WMF Martins Fontes, leva à reflexão sobre o mundo da criança, muitas vezes incompreendido pelos adultos, e retrata o universo infantil de maneira lúdica e artística. Segundo Júlia Koch, os alunos adoraram a idéia e a história: “Eles acharam engraçadas as ilustrações da artista. Debatemos em aula o universo infantil e sobre a diversidade que ele apresenta. Foi percebido que existem crianças de todos os tipos: alegres, tristes, de olhos arregalados, gorduchas, de cabelos curtos, compridos, nariz arrebitado, de óculos, que usam aparelho, crianças amorosas, mimadas, que choram, entre inúmeros outros tipos, e os alunos retrataram algumas destas crianças”.
No mês de julho já estão programadas mais duas exposições na Livraria Nobel, que fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h e aos sábados, das 9h às 17h.

Rolf Steinhaus

Pintura foram produzidas pelos alunos do 3º e 4º anos da Escola Educar-se