Início Sem categoria Cenas na Ribalta vem para agitar a cultura

Cenas na Ribalta vem para agitar a cultura

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação / Espaço Camarim

CULTURA: Espaço Camarim idealiza “Cenas na Ribalta”

Desde sua fundação em 2002,o Espaço Camarimé aberto à comunidade. Comprometido com a pesquisa, formação, fomento, diálogo e o estímulo com a criação do teatro, o clássico centro cultural santa-cruzense, criadopelo Grupo de Teatro Camarim passou, ao longo dos anos, a dialogar com todas as artes, recebendo,desenvolvendo e compartilhando com a comunidade projetos nas mais diversas áreas da cultura.
Neste sentido, o projeto “Cenas na Ribalta”, – que tem como coordenadores artísticos, Simone Bencke e Eduardo Spall – pretende, não apenas ser um rico circuito das mais diversas manifestações artísticas, mas potencializar ações e perspectivas capazes de enriquecer o cenário cultural de Santa Cruz do Sul. Não menos importante, transitar pelos bairros e estreitar vínculos com outros organismos e entidades que promovem a arte no município.
O projeto “Cenas na Ribalta”, idealizado dentro do Espaço Camarim, não se constitui como cenas de eventos, mas de diversas ações que fomentarão o teatro, a música, a arte de rua, as artes plásticas, o vídeo, transversalidade,educação e cultura, a literatura, entre outros, dialogando formação, reflexão e os seus resultados em shows e momentos das mais ricas artes produzidas e enriquecidas pelos artistas de Santa Cruz, região e convidados.

Divulgação / Espaço Camarim

Um dos programas – “Provocações” – transita no campo da encenação em que os atores
do Espaço Camarim convidam alunos e outros artistas para trabalhar textos da dramaturgia teatral, encenando parte da obra

ITINERANTE

Dentro do projeto, nas artes cênicas, o programa “Você em Cena”, visa levar uma exposição itinerante nas escolas das redes públicas e privadas, esta resultante de uma oficina de pesquisa e confecção de máscaras. O “Provocações” transita no campo da encenação em que os atores do Espaço Camarim convidam alunos e outros artistas para trabalhar textos da dramaturgia teatral, encenando parte da obra.
O “Festival de Esquetes” será um festival de cenas curtas das mais variadas linguagens e acontecerá no Espaço Camarim e nas praças públicas de Santa Cruz do Sul. O projeto “Montagem” visa a criação, por turma, de cenas e esquetes dos textos trabalhados na oficina permanente. Já o programa “Formação”, transita nodesenvolvimento para inclusão de portadores de necessidades no campo da audição e visão, ou seja, surdos e cegos. Através de uma oficina, estas pessoas poderão assistir filmes, peças de teatro e espetáculos de dança, com recursos da autodescrição.

Divulgação / Espaço Camarim

Nas artes cênicas, o programa “Você em Cena”, visa levar uma exposição itinerante nas escolas,
esta resultante de uma oficina de pesquisa e confecção de máscaras

MÚSICA

Na “Música”,o projeto permitirá a apresentação de shows musicais de cunho autoral e bate-papo, este sempre com artistas de outras manifestações, garantindo o diálogo da música com a literatura. Um dos programas, chamado “Tr(o)cando em Frente”, já teve início na última sexta-feira, 19 de julho, para um Espaço Camarim lotado, com a participação dos músicos Henrique Elis e Marcos Davi, em um bate papo mediado por Killy Freitas.
A “Arte de Rua” também está garantida. Workshop, “battle”, oficina de grafite, fórum e mostras das peças de hip hop, rap, grafite. Nas artes plásticas, a ação “Raiz: Arte Cidadã” visa a troca de experiências entre artistas, concretizando em uma obra (tela) os olhares dos bairros, centro e interior do município. Na sétima arte, aação “No Céu dos Escritores” dialoga cinema e literatura, visando a realização de quatro episódios de vídeo baseados na leitura, pesquisa, produção e gravação de textos da literatura brasileira.

Divulgação / Espaço Camarim

O “Festival de Esquetes” será um festival de cenas curtas das mais variadas linguagens
e acontecerá no Espaço Camarim e nas praças públicas de Santa Cruz do Sul

REALIDADE

Ufa. O projeto é grande, assim como a vontade dos seus idealizadores de transformá-lo em realidade e fazer Santa Cruz do Sul transbordar de cultura, não só nos próximos meses, como é previsto o projeto, mas em uma sequência duradora de arte em uma cidade tão sedenta por cultura. Esperamos poder ver o “Cenas da Ribalta” saindo do papel, e logo, perambulando pelos centros artísticos da nossa cidade.

Divulgação / Espaço Camarim

Teatro, música, arte de rua, artes plásticas, vídeo,
entre outras formas artísticas serão retratadas no projeto “Cenas na Ribalta”