Cristiano Silva
[email protected]
Isadora Daudt
Evento cultural gaúcho traz show do cantor são-gabrielense à Santa Cruz do Sul
Matheus Leal, cantor natural de São Gabriel, é o nome escolhido para a 63ª edição da Confraria Nativista de Santa Cruz do Sul. O evento, que ocorre mensalmente, surgiu em setembro de 2002 e desde então traz para o município artistas da música regional gaúcha. Os nomes são apontados nos encontros informais dos mais de 50 colaboradores e o processo de escolha dos artistas é democrático, através de votações durante as reuniões.
Matheus Leal é um nome bastante conhecido pelos santa-cruzenses. Esse conhecimento se deveàs suas atuações na Manoca do Canto Gaúcho – festival brasileiro de música realizado em Santa Cruz do Sul, promovido pela Associação Cultural Pró Rio Grande, onde são apresentadas músicas gaúchas inéditas com o objetivo de reverenciar a cultura do Rio Grande do Sul por meio de sua música.
Na 3ª edição do festival em 2008, o cantor de São Gabriel, recebeu o troféu imigrante de 3º lugar pela música “O Meu Sonho de Campeiro”, com letra de Alex Silveira e melodia de Matheus Leal. Já em 2009, foi premiado duplamente com a música “Sinal Certo”, onde recebeu o troféu Terra Santa de 2º lugar e também o troféu Cordeona e Guitarra de Melhor Melodia da 4ª edição do festival.
MATHEUS LEAL
Isadora Daudt
Abertura do show fica por conta de Silvane Severo, Josmar Andrade e Leandro Machado
Começou sua carreira como intérprete em 1997, cantando em festivais amadores de São Gabriel e região. Com apenas 15 anos de idade, começou a participar de festivais profissionais já tendo conquistado 10 prêmios como de melhor intérprete. Lançou em 2010 seu primeiro CD “Cria de Estância” e atualmente está em processo de gravação do seu 2º disco, intitulado “Linguagem”. O cantor de voz marcante é reconhecido por seu timbre forte e carrega características únicas de interpretar e que transparece claramente as imagens de um dia de campo ou de um romance numa noite de um bolicho à beira estrada.
Matheus Leal vem acompanhado dos músicos Maykell Paiva, Marcelo Ascoli e Rômulo Acosta e traz à Santa Cruz do Sul um repertório bastante variado, com músicas do seu primeiro disco, composições que marcaram sua carreira nos palcos dos festivais e ainda músicas consagradas do cancioneiro gaúcho.
Os ingressos poderão ser adquiridos no dia do evento ao valor de R$25,00. O show tem início às 20h30 com abertura de Silvane Severo, Josmar Andrade e Leandro Machado.














