Início Sem categoria Se aquecendo culturalmente no Camarim

Se aquecendo culturalmente no Camarim

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

“Quase Contos da Era do Jazz” de Demétrio Soster,
teve o acompanhamento de Killy Freitas, de trilha sonora

A noite da última quarta-feira, 16 de outubro, no Espaço Camarim, foi de grande valor cultural a todo o bom público que compareceu a mais uma edição do Trocando em Frente. O programa, que faz parte do projeto “Palco”, realizado pelo Espaço Camarim, Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Cruz do Sul e Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul,procura diversificar as atrações culturais em um mix artístico sempre muito interessante.
A edição da última quarta-feira trouxe o poeta, professor e jornalista Demétrio de Azeredo Soster, apresentando “Quase Contos da Era do Jazz”, textos de sua autoria que tem como tema alguns dos momentos mais marcantes da história do jazz.
Os protagonistas dos textos são Charlie Parker, Lester Young, Billie Holliday, Chet Baker, Thelonious Monk e Miles Davis, e foram apresentados e contados ao som da música de Killy Freitas.

CONVIDADOS

Rolf Steinhaus

Mafuá Trio Instrumental fechou a noite com música de alto nível interpretadas pelos santa-marienses

Os convidados de fora da cidade nesta edição do Trocando em Frente foram os santa-marienses da banda Mafuá Trio, formada em 2011 por Fernando Graciola (violão), Gabriel Opitz (bandolim) e Ronison Borba (acordeon).
A banda, após os contos apresentados por Demétrio, mostrou o seu repertório instrumental, percorrendo gêneros musicais como milonga, tango, chamamé, valsa, vaneira, samba, choro e baião, apresentando arranjos próprios para obras de importantes compositores, como Luis Carlos Borges, Radamés Gnattali,Jacob do Bandolim, Guinga, Dominguinhos, Albino Manique, AstorPiazzolla, além de temas folclóricos e composições próprias.
Segundo o músico Killy Freitas, que além de apresentador do programa, fez a trilha sonora acompanhado os contos de Demétrio, a noite foi muito proveitosa, mesmo com a forte chuva que caía na cidade. “Foi muito legal! Mesmo com a chuva um ótimo público compareceu no Espaço Camarim. O Demétrio deu uma aula com os ‘Quase Contos da Era do Jazz’, e o Trio Mafuá fechou a noite com uma música instrumental de alto nível”, revela Killy
“Quem ganha com tudo isso é a comunidade de Santa Cruz do Sul que recebe um projeto que fomenta a cultura com várias linguagens artísticas e com entrada franca! Isso mostra que é possível fazer eventos de nível no interior do estado. Esse tipo de projeto não precisa existir apenas nos grandes centros” completa o músico.