Início Sem categoria Teatro nas ondas do rádio

Teatro nas ondas do rádio

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação

Espetáculo apresenta fatos históricos do Brasil da era de Getulio Vargas,
bem como o comportamento e os costumes da época de ouro do rádio.

Com base no contexto histórico do país durante a era Getúlio Vargas, será apresentada hoje à noite, 24 de outubro, às 19h30, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a peça “Papai Pirou Nas Ondas do Rádio”. O espetáculo tem direção de Néstor Monasterio – diretor de grandes espetáculos de sucesso como Homens de Perto 1 e 2 e Inimigas Íntimas – e foi escrito por Guto Greco. A entrada é franca ou com a doação espontânea de um quilo de alimento não perecível, que será repassado à Associação Comunitária Pró-Amparo do Menor (Copame).
O espetáculo tem como pano de fundo fatos históricos do Brasil da era de Getúlio Vargas. Como estrutura estética, a peça traz a moda, o comportamento e os costumes da época de ouro do rádio.  Embalada pelas clássicas marchinhas de carnaval como “Me Dá um Dinheiro Aí” e “Mamãe eu Quero”, a encenação conta com um elenco de seis atores (Gustavo Razzera, Joana Izabel, Léo Ferlauto, Sofia Schul, Thaís Siegle e William Martins) que executam as canções ao vivo e constroem performances artísticas inspiradas em grandes figuras, como a de Carmen Miranda e a do Repórter Esso.
A trama, ambientada em um programa de rádio da década de 40, narra o conteúdo de cartas envidas pelos ouvintes. Os rádio-atoresrevivem a história de uma pacata família que tem sua rotina transformada quando o pai, Napoleão, leva um choque ao tentar consertar o rádio. Confuso e atordoado pelo susto, Napoleão passa a confundir a ficção com a realidade, e assume o papel de herói de novela e ícone histórico. A família, por conselho do médico, decide não contrariá-lo, entrando assim nessa enlouquecida história em que surpreendentes personagens ganham vida e todos se divertem.

Divulgação

Interpretações dos atores incluem diversos personagens,
como o Repórter Esso e Carmem Miranda

CIA ETCETERATRAL

Atuando há quase 30 anos, a Cia Etceteratral, comandada pelo consagrado diretor NéstorMonasterio, é uma das companhias de teatro de maior sucesso no Rio Grande do Sul, já tendo conquistado inúmeros prêmios nacionais e internacionais com seu repertório de mais de 30 espetáculos, que inclui os fenômenos “Homens de Perto”, “Inimigas Íntimas” e o espetáculo “Papai Pirou Nas Ondas do Rádio”.
A atividade integra a programação do 4º Salão de Ensino e de Extensão e do 19º Seminário de Iniciação Científica da Unisc.

Divulgação

Peça dirigida por Néstor Monasterio e escrita por Guto Greco será
apresentada hoje à noite no Auditório Central da Unisc