Cristiano Silva
[email protected]
Rolf Steinhaus
Exposição fica até o dia 18 de novembro no Max Shopping
Desde o último dia 11 de novembro, o Max Shopping Center (Sete de Setembro, 36) em Santa Cruz do Sul recebe mais uma edição da mostra fotográfica do projeto Avós na Comunicação, que tem como coordenadora a professora Mirela Hoeltz. Esta, que é a sexta edição da mostra, trouxe o tema “O trânsito por diversos olhares” como ponto de partida para as fotos produzidas por 7 alunos (Carlos Leopoldo Schuck, Celi Maria Simeoni, Clementina GaistAloroaldo, Itela Silveira, MarlicePanke, NoeliBender e Rosane Giovanella) do curso de fotografia promovido pelo projeto.
Segundo a bolsista do projeto Avós na Comunicação, Rafaela Schneider, a ideia do tema para a mostra surgiu dos próprios alunos do curso: “Eles, juntamente com o professor Fábio Goulart, conversam e dão ideias até chegar a um tema que agrade a todos” comenta Rafaela.
As fotos são produzidas pelos alunos a partir do início do curso, que neste ano começou no dia 3 de setembro. “O professor ensina um pouco sobre a teoria, como ligar e desligar a câmera, como armazenar as fotografias no computador, como observar a iluminação, e a partir dos aprendizados os alunos já começam a produzir suas imagens” revela Rafaela.
NA PRÁTICA
Rutimila da Silva
Alunos, juntamente com a coordenadora Mirela Hoeltz, a bolsista Rafaela Schneider
e o professor Fábio Goulart, produziram a mostra fotográfica “O trânsito por diversos olhares”
Após a escolha do tema da exposição, os “avós” fotografaram pontos específicos que tinham a ver com a temática escolhida, neste caso retratando o trânsito que eles veem. “Uma senhora foi para Dubai e tirou fotografias do trânsito de lá. Outra que mora no interior retratou a sua realidade. Também fizemos uma saída de campo no curso indo para o centro de Santa Cruz onde a partir dali os alunos produziram mais fotografias, entre outras oportunidades” destaca a bolsista do projeto.
Segundo, MarlicePanke, que participou do curso e tem suas fotos na mostra, a ação é muito válida: “Acho muito legal por ser a oportunidade de participar de algo diferente” revela.
As fotos foram tiradas no período de 3 de setembro a 5 de novembro. Na abertura oficial, ocorrida no dia 11 de novembro, duas integrantes do projeto não puderam estar presentes em função da forte chuva. A mesma está localizada no segundo andar do Max Shopping, fica em exposição até o dia 18 de novembro.
A mostra acontece como efetivação do trabalho que os idosos realizam desde o início da oficina. “Além de expor os trabalhos para o público é uma forma de mostrar para os alunos como o trabalho deles ficou bacana. Não é a toa que muitos repetem a oficina diversas vezes, pois criam laços de amizade, se ocupam e aprendem a utilizar uma tecnologia que possibilita gravar os bons momentos da vida deles” finaliza Rafaela Schneider.
Rolf Steinhaus
Fotos estão expostas no segundo andar do Max Shopping














