Início Sem categoria Eventos marcaram Dia da Consciência Negra

Eventos marcaram Dia da Consciência Negra

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Bate papo sobre a cultura negra foi realizado pela Smec

Diversos eventos marcaram o Dia Nacional da Consciência Negra em Santa Cruz do Sul. A Prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) juntamente com o Centro Cultural Valeu Zumbi, realizaram na noite da última quarta-feira, 20 de novembro, uma homenagem à cultura afro-brasileira.
No auditório da Secretaria, a comunidade santa-cruzense foi convidada a acompanhar a palestra a cargo do mestre de capoeira Moacir José Fanfa, além de presenciar apresentações do grupo de capoeira, danças com o Grupo de Dança Afro Olodum e religiosidade com Reino de Xangô Umbanda e Quimbanda Africana. Também participaram do evento o Pai Mancha de Xangô, Maria de Lourdes e o professor Davi Rodrigues.
O palestrante falou a respeito da importância de eventos como este: “A ideia foi realizar um bate papo com os alunos sobre a cultura negra como um todo e as ações que fizemos, bem como nossa religiosidade. Penso que devemos discutir a questão do negro na sociedade principalmente enfatizando o movimento local”, declarou
“Ações como essa resgatam e visam o futuro das políticas de incentivo à cultura negra ao longo da nossa caminhada” acrescenta o coordenador do Centro Cultural Valeu Zumbi que já atua há 15 anos desenvolvendo atividades visando a cultura afro-brasileira, arte e direitos sociais através do resgate e preservação da cultura ancestral africana com a produção de oficinas e eventos afro-culturais com destaque para a capoeira, palestras sobre cultura e ancestralidade negra e o exercício da cultura religiosa de matriz africana.

SEMINÁRIO

Rolf Steinhaus

Reunião no DCE avaliar a primeira década dos seminários sobre a presença negra

Para marcar a passagem do Dia da Consciência Negra, o Grupo de Trabalho pela Promoção da Comunidade Negra em Santa Cruz do Sul (GT-AfroSCS), com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (Proext) e do Diretório Central de Estudantes (DCE) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), promoveu o “Seminário de Reflexão: presença negra na universidade – o 11º Encontro”, na noite de quinta-feira, 21 de novembro, no saguão do DCE na Unisc.
A proposta do encontro foi refletir em conjunto, avaliar e projetar a ação pela promoção da comunidade negra nos espaços das instituições de ensino superior do município e da região, considerando os avanços e os empecilhos ainda vividos após 10 anos de realização de encontros universitários de negros.
“A ideia foi fazer uma avaliação da passagem desses 10 anos de encontros universitários de negros e negras e também a realização de um bate papo semeando ações futuras” revelou o assessor da Proext, Iuri Azeredo.
O palestrante do evento Mateus Skolaude, autor do livro “Identidades Rasuradas: O Caso da Comunidade Afro-Descendente de Santa Cruz do Sul (1970-2000)”, falou à respeito do encontro no DCE: “A perspectiva do encontro foi estabelecida a partir de uma problematização que fiz a partir de uma experiência, no mês de julho deste ano, vivenciada nos Estados Unidos, mais precisamente em Los Angeles na Califórnia. Num segundo momento, a ideia foi debatermos sobre o assunto e também encaminharmos propostas para novas ações” revelou Mateus.