Início Sem categoria Cavalgada Cultural da Costa Doce será em janeiro

Cavalgada Cultural da Costa Doce será em janeiro

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação / Cavaleiros da Costa Doce

Cavalgada Cultural da Costa Doce está na 15ª edição e ocorrerá de 16 a 26 de janeiro

Saindo de Guaíba e costeando a Lagoa dos Patos até a cidade de Pelotas, em um percurso de 300km, uma das cavalgadas mais bonitas do Rio Grande do Sul acontecerá entre os dias 16 e 26 de janeiro de 2014. A 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce, realizada pela Associação dos Cavaleiros da Costa Doce, envolverá diretamente ascomunidades de Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes,Arambaré, Camaquã, SãoLourenço do Sul, Turuçu e Pelotas.

OBJETIVOS

Com o objetivo de refazer os caminhos centenários ensinados por índios e percorridos, inúmeras vezes, por escravos e tropeiros a caminho das charqueadas poronde se observam relíquias ecológicas e patrimoniais de valor incalculável, a 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce pretende amenizar a dureza da viagem com paradas estratégicas para descanso decavaleiros e cavalos, bem como a integração com familiares e tertúlias culturais, além de chamar a atenção da população para a importância da história e datradição existente fora dos CTGs, muitas vezes esquecida e até mesmodesprezada, por ser considerada menor e menos glamorosa. A 15ª Cavalgada Cultural daCosta Doce tem como objetivo também realizar eventos paralelos, com a ideia de divulgar a Cavalgada o ano inteiro, fortalecendo o espírito campeiro, agregando os amantes da prática decavalgadas e divulgar os atrativos turísticos, históricos e naturais de região da Costa Doce.

TRAJETO

Divulgação / Cavaleiros da Costa Doce

A 15ª Cavalgada Cultural da Costa Doce envolverá diretamente as comunidades de Guaíba,
Arambaré, Camaquã, São Lourenço do Sul, Turuçu e Pelotas

No dia 23 de janeiro a cavalgada chega a São Lourenço do Sul, estabelecendo-se na Fazenda do Sobrado, fazenda que pertenceu a D’Ana, irmã de Bento Gonçalves. Ali serão realizadas diversas atividades até a noite do dia 24 de janeiro, como uma confraternização e recebimento de mais cavaleiros,apresentações culturais, missa crioula e tertúlia. No dia 25 de janeiro os cavaleiros partem em direção a Ilha da Feitoria, e no dia 26 de janeiro chegam a Pelotas, trecho onde não haverá mais o apoio por terra, sendo acompanhada apenas porbarcos.