Início Sem categoria Rodrigo Ribeiro: 20 anos de atividade teatral

Rodrigo Ribeiro: 20 anos de atividade teatral

Luis Chamorro

Rodrigo Ribeiro: duas décadas de muito trabalho e dedicação

Rodrigo Ribeiro, santa-cruzense, 36 anos, comemora este ano 20 anos de atividade teatral. Na verdade, em suas contas, já são 23 anos, pois o começo mesmo foi no então 7º Distrito de Santa Cruz do Sul, Trombudo, hoje Vale do Sol. Foi lá, na Escola Estadual Guilherme Fischer que em 1991 estreou sua primeira peça, mas foi em 1994, no Colégio Estadual Estado de Goiás, de Santa Cruz do Sul, que realizou escreveu e dirigiu a peça “O Fantasma Caipira”. No mesmo ano, participou oficina com o ator e diretor Regius Brandão, promovida pela então Galeria de Artes Visage, da idealista cultural Ludmila Krepelka.
Na primeira metade de 1995, coordenou um grupo de teatro criado pelo Corinthians Sport Club. Já na segunda metade do ano, mudou-se para Caxias do Sul, onde inaugurou o grupo teatral Caras e Bocas. Lá atuou por cinco anos, ministrando oficinas de teatro e realizando espetáculos.
O Caras e Bocas ficou famoso por suas atuações nas edições da Festa Nacional da Uva e chegou a trazer para Santa Cruz o espetáculo “Um dia na praça”, o qual também fez turnê pelo litoral gaúcho nos verões de 98, 99 e 2000. Rodrigo Ribeiro também especializou-se em interpretar o personagem Carlitos, do imortal Charles Chaplin, o qual de vez em quando ainda representa em suas atividades atuais. Em 2000 mudou-se para o Estado do Paraná, onde cursou Pedagogia e abriu oficinas de teatro nas cidades de União da Vitória, Paulo Frontin, Coronel Domingos Soares, Palmas e Francisco Beltrão.
Durante cinco anos vivendo no Paraná, foi diretor de eventos e promoções da Prefeitura de Palmas e também criou o grupo municipal de teatro daquele município, o qual deu o nome de Grumupa. Neste período também foi membro da Federação de Teatro do Sudoeste do Paraná, onde cursou oficinas em todas as áreas do teatro, bem como ministrou oficinas nas áreas de iniciação ao teatro. Foi convidado especial para ser jurado e oficineiro no Festival de Artes da Rede Estudantil do Paraná e também conquistou troféus de melhor sonoplastia e melhor texto original com o grupo teatral de Palmas em festivais regionais.
Em 2007 teve sua última atuação em teatro. Mudou-se para Rio do Sul – SC e coordenou os grupos de teatro municipais de Agrolândia e Braço do Trombudo, ambos em Santa Catarina. Em 2008 mudou-se para Porto Alegre, onde deu início a outro projeto, ingressou na docência do Ensino Superior, mas sem abandonar o teatro, pois em 2009, 2010 e 2011, sucessivamente, idealizou e coordenou o projeto 27 Horas Ininterruptas de Teatro, sendo as duas primeiras edições em Vale do Sol e a terceira em Santa Cruz do Sul. O projeto serviu para incentivar jovens a dar início à carreira artística. Em 2011, criou o Instituto Zoom, hoje Instituição de Ensino Superior Zoom, empresa que atua no ramo da capacitação pedagógica continuada. Em 2013, mudou-se para Santa Cruz do Sul, onde abriu uma filial da IES Zoom.
Para comemorar os 20 anos de sua atividade artística, irá realizar três projetos distintos. Irá ministrar duas oficinas de teatro, sendo uma em Santa Cruz do Sul e outra em Vale do Sol. A ideia inicial seria que fossem gratuitas, mas para que haja continuidade do apelo social, custará um kg de alimento não perecível. Com isso, estão abertas 20 vagas para este sábado, dia 8 de fevereiro, onde durante 8 horas os alunos atores aprenderão sobre iniciação ao teatro. A segunda turma será em Vale do Sol, dia 15 de fevereiro, com local ainda a ser definido. O terceiro projeto será a criação de um grupo de teatro para a Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança, do bairro Santa Vitória, de Santa Cruz do Sul. A atividade será totalmente gratuita. A idade mínima é 12 anos. Inscrições e informações podem ser obtidas na sede da IES Zoom em Santa Cruz do Sul, rua Osvaldo Aranha, 90, bairro Santo Inácio – fone: 3715-6815 ou pelo celular 8300-5885.