Cristiano Silva
[email protected]
Divulgação

Aldyr Garcia Schlee e Lélia Almeida foram escolhidos para representar a 27ª edição
do evento literário santa-cruzense, que terá como tema “Ler Transforma”
Nascido em Jaguarão, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, o escritor, jornalista, tradutor, desenhista e professor universitário brasileiro, Aldyr Garcia Schlee, é o patrono da 27ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul.
Em entrevista coletiva realizada na manhã de quinta-feira, 6 de março, a gerente local do Serviço Social do Comércio (Sesc), Roberta Pereira, anunciou a novidade, além de divulgar a escritora homenageada, Lélia Almeida,e o tema “Ler Transforma”.
Sobre o tema, segundo a gerente local do Sesc, “abre um leque de possibilidades, pois pode tanto ser uma afirmação, quanto uma pergunta”, por isso a escolha.
ALDYR SCHLEE
Divulgação/RJ
Aldyr Schlee é o patrono da 27ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul
AldyrSchlee tem como especialidades a criação literária, a literatura uruguaia e gaúcha, a identidade cultural e as relações fronteiriças. Doutor em Ciências Humanas, o autor publicou vários livros de contos, antologias e ensaios, além de ter criado o uniforme verde e amarelo da seleção brasileira de futebol, mais conhecido como Camisa Canarinho. “É uma das pessoas mais interessantes que já conheci em toda a minha vida”, destacou Roberta Pereira, ao falar do patrono.
LÉLIA ALMEIDA
Divulgação/RJ
Lélia Almeida é a escritora homenageada da 27ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul
Lélia Almeida, que durante muitos anos residiu em Santa Cruz do Sul, atualmente está radicada em Brasília. Romancista, cronista, ensaísta e professora universitária, ganhou em 2013 o Prêmio Açorianos de Literatura pelo romance “O Amante Alemão”, livro este que foi publicado através de um edital cultural, pois nenhuma editora aceitou publicá-lo ao longo de 7 anos que já havia sido escrito pela autora. “Admiramos muito o trabalho dela com os seus vários trabalhos. Ela ficou muito lisonjeada com o convite, aceitou, e vem para a Feira”, enfatizou Roberta.
NOVIDADES
Cristiano Silva
Anúncio foi divulgado pela comissão organizadora do evento, na sede local do Sesc
Além dos anúncios do tema, patrono e escritora homenageada, algumas novidades puderam ser adiantadas sobre a 27ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, que este ano ocorre de 05 a 14 de setembro na Praça Getúlio Vargas. “Queremos manter as estruturas dos últimos anos, mas vamos mudar algumas coisas. Este ano não vai ter espaços sem cobertura. Sempre tivemos pequenos espaços abertos entre o chafariz e os livreiros. Para este ano a cobertura ocupará 100% da área de circulação. Teremos em torno de 18 livreiros, dois palcos e programações simultâneas”, finalizou Roberta.














