Início Sem categoria Grupo relembra a ditadura em Santa Cruz

Grupo relembra a ditadura em Santa Cruz

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

Cine-Debate, promovido pelo GT Memória Santa Cruz,
marcou o início da jornada de atividades em 2014

Painéis, intervenções artísticas, debates e inúmeros outros eventos organizados pelos integrantes do Grupo de Trabalho (GT) Memória Santa Cruz,acontecerão durante todo o ano, que é marcado pelos cinquenta anos que as Forças Armadas Brasileiras depuseram o então presidente João Goulart, o Jango, e assumiram o controle do país por vinte e um anos.
O GT Memória Santa Cruz, que foi criado em 2013 justamente para trazer à tona partes esquecidas ou pouco lembradas da história de nossa cidade, propõe-se a fazer o debate sobre os anos de chumbo em Santa Cruz e repercutir na cidade a lembrança desse aniversário que nada tem a ser comemorado, mas está sendo motivo de mobilizações e grandes reflexões em todo o país.

MEMÓRIA

Rolf Steinhaus

Sala 101 do bloco 1 da Unisc ficou lotada para o evento

Um dos organizadores desses eventos e integrantes do GT Memória Santa Cruz, Joe Nunes, revela que o principal motivo das atividades está em não esquecer o que passou. “A importância está na própria chamada que o Iuri Azeredo (também integrantes do GT Memória Santa Cruz) criou: ‘para não cairmos outra vez’. Estamos tendo dois focos principais, além da memória. O primeiro é desmistificarmos a ditadura, e a ideia que era passada é repetida pelo senso comum de que os anos de chumbo foram bons (a famosa ‘saudade da ditadura’)”, revela Joe.
“O outro objetivo é tratarmos das heranças que a ditadura deixou em nossa cultura, o medo, a violência policial e a tortura, por exemplo. E como o GT Memória Santa Cruz, idealizador das atividades, tem o foco em trazer à tona a história não contada de Santa Cruz, estamos preparando atividades e pesquisas que nos mostrem o cenário da cidade nessa época que, apesar de muito recente, pouco ou quase nada se fala por aqui”, destaca Nunes.

CINE-DEBATE

Rolf Steinhaus

Cine-Debate marcou o início das atividades do GT Memória
Santa Cruz referentes ao golpe militar de 64

Na noite da última terça-feira, 25 de março, um Cine-Debate promovido GT Memória Santa Cruz, na Sala 101 do Bloco 1 da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), reproduziu o filme “1964: Um Golpe Contra o Brasil”, e marcou o início da jornada de atividades “50 Anos do Golpe Militar: Para Não Cairmos Outra Vez!” que o grupo fará em 2014.
O filme do diretor Alipio Freire traz entrevistas, fotos e imagens de arquivos do período entre a campanha de Jânio à presidência e a posse de Castelo Branco.
“Foi bem surpreendente e gratificante ver o auditório lotado, principalmente por conseguimos trazer para esse debate desde jovens do ensino médio até pessoas que viveram o período da ditadura. O debate, que foi conduzido pelo professor Caco Baptista, foi bem proveitoso e desdobrou-se sobre vários aspectos dos efeitos que essa ditadura causa até hoje no Brasil e o quanto notamos a grande dificuldade de termos acesso a essas informações”, enfatizou Joe Nunes, sobre o Cine-Debate na Unisc.

AÇÃO

O GT Memória Santa Cruz tem se reunido periodicamente desde o início do ano para organizar as atividades dos “50 Anos do Golpe” e vem agregando professores, estudantes, Diretórios Acadêmicos, artistas, sindicatos, movimentos sociais, estudiosos do assunto e inclusive pessoas que viveram nos tempos do Regime Militar aqui em Santa Cruz.
A cada reunião, além dos bate-papos sobre o assunto, são programadas novas atividades que trarão para Santa Cruz painelistas de nome nacional, inclusive.
As reuniões do GT Memória Santa Cruz são abertas a todos que tenham o interesse de somar nos debates e na organização das atividades. Para entrar em contato é só procurar o grupo “50 Anos do Golpe Militar – Santa Cruz do Sul” na rede social Facebook.