Início Sem categoria "Pátria Que Pariu!" relembra golpe militar

"Pátria Que Pariu!" relembra golpe militar

Cristiano Silva
[email protected]

Leonardo Goes

Teatro “Pátria Que Pariu!” foi produzido pelo Coletivo de Atuadoras e Atuadores
Tribo de Rua, dentro das atividades do GT Memória Santa Cruz

O primeiro dia do mês de abril de 1964,há cinquenta anos atrás, ficou conhecido na história do Brasil como “O Dia do Golpe”. Os sons da liberdade foram substituídos pelos dos jipes e tanques em um regime instituído pelo exército brasileiro com o apoio de grandes empresários,em um período que durou vinte e um anos e até hoje tem sua herança bemviva.
Para marcar de forma simbólica o repúdio ao regime totalitarista que calou o Brasilpor duas décadas, o Coletivo de Atuadoras e Atuadores Tribo de Rua, traz para as ruas a intervenção teatral “Pátria Que Pariu!”. A montagem será apresentada hoje, 1º de abril, às 18h30 na Praça da Bandeira e às 20h no Centro de Convivências da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Esta é a quarta montagem do grupo,que iniciou suas atividades em dezembro de 2008, com apeça “Cale-se”. O roteiro da peça “Pátria Que Pariu!” é de Joe Nunes com direção coletiva. Ambas as apresentações têm entrada gratuita, e contam com Gabriela Schwengber, Guto Queiroz, Joe Nunes, Lara Lourenço, Laura Machado Porto, Najara Lourenço, Vanessa Schuh e Vitor Kwiatkowsky.

ATIVIDADES

Painéis, intervenções artísticas, debates e inúmeros outros eventos organizadospelos integrantes do GT Memória Santa Cruz acontecerão durante todo o ano que émarcado pelos cinquenta anos que as Forças Armadas Brasileiras depuseram o então presidente João Goulart, e assumiram o controle do país por vinte e um anos.
O GT Memória, que foi criado em 2013 justamente para trazer à tona partesesquecidas ou pouco lembradas da história de nossa cidade, propõe-se a fazer odebate sobre os Anos de Chumbo em Santa Cruz e repercutir na cidade a lembrançadesse aniversário que nada tem a ser comemorado, mas está sendo motivo demobilizações e grandes reflexões em todo o país.

GT MEMÓRIA SANTA CRUZ

O Grupo de Trabalhos (GT) Memória Santa Cruz tem se reunido periodicamente desde oinício do ano para organizar as atividades dos “50 Anos do Golpe” e vem agregandoprofessores, estudantes, Diretórios Acadêmicos, artistas, sindicatos, movimentos sociais, estudiosos do assunto e inclusive pessoas que viveram nos tempos do Regime Militar aqui em Santa Cruz.
A cada reunião, além dos bate-papos sobre o assunto, são programadas novas atividades, estas que trarão para Santa Cruzpainelistas de nome nacional, inclusive.
As reuniões do GT Memória Santa Cruz são abertas a todos que tenham o interesse de somar nos debates ena organização das atividades. Para entrar em contato é só procurar o grupo “50 anos do Golpe Militar – Santa Cruz do Sul” na rede social Facebook.