Cristiano Silva
Divulgação / Prefeitura Municipal de Rio Pardo

Fotografias expostas foram tiradas pelo militar e engenheiro
Oscar D’Oliveira Miranda, que tinha a fotografia como hobby

Fotografias expostas foram tiradas pelo militar e engenheiro
Oscar D’Oliveira Miranda, que tinha a fotografia como hobby
Ocorreu na tarde desta terça-feira, 16 de abril, a abertura oficial da 2ª Exposição de Arte Sacra e da Exposição de Fotos “Rio Pardo era assim…”, no Centro Regional de Cultura Rio Pardo.
Na solenidade, estiveram presentes o prefeito de Rio Pardo, Fernando Schwanke, o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Charles Moraes, o presidente do Centro Regional de Cultura Rio Pardo, Ciro Saraiva, o secretário do Centro Regional de Cultura, Celso Meirelles, as representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, a agente de cultura Carine Thier da Silva, e a gerente interina Elisangela Eichner, e demais visitantes.
RIO PARDO ERA ASSIM…
A exposição de fotos “Rio Pardo era assim…” conta com o acervo do Espaço Cultural Panatieri e está localizada no Saguão Principal do Centro Regional de Cultura Rio Pardo. A mesma é composta por fotos antigas de Rio Pardo, tiradas pelo militar e engenheiro Oscar D’Oliveira Miranda, nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1862e que tinha a fotografia como hobby.
Oscar D’Oliveira Miranda morou em Rio Pardo para instalar a então Escola Militar entre 1898 e 1903. Em suas fotografias retratou ruas, moradores e prédios da cidade de Rio Pardo. Desde 1935, quando do falecimento do autor, até 1990, os negativos estiveram guardados por sua filha, Maria, e então resgatados e copiados pela neta, Maria do Carmo. As fotografias foram doadas pela senhora Elvira Panatieri, do Espaço Cultural Panatieri.
ARTE SACRA
Divulgação / Prefeitura Municipal de Rio Pardo

2ª Exposição de Arte Sacra conta com peças da arte indígena e objetos religiosos

2ª Exposição de Arte Sacra conta com peças da arte indígena e objetos religiosos
A 2ª exposição de Arte Sacra, que conta com o acervo do Museu de Arte Sacra da Igreja São Francisco de Assis, está aberta para visitação na Sala de Exposições do Centro Regional de Cultura Rio Pardo.
O Museu de Arte Sacra foi fundado em 1975 pelo historiador Biagio Tarantino, nascido na cidade e defensor do patrimônio histórico local. O acervo em exposição é composto por peças Sacras, arte indígena e objetos religiosos.
As exposições, que foram organizadas pelo Núcleo de Cultura da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, em parceria com o Centro Regional de Cultura Rio Pardo, ocorrem de 16 a 27 de abril.














