Início Sem categoria 100 anos da Primeira Guerra é tema de debate

100 anos da Primeira Guerra é tema de debate

Encerrando as atividades presenciais do primeiro semestre, o grupo Sobre Livros e Leituras promove hoje, dia 26 de julho, um encontro com o tema “100 Anos de Primeira Guerra Mundial: O que Há de Novo no Front? (A Civilização em Crise)”. Aberto a todos os interessados e sem custo, o evento ocorre às 17h, na Cafeteria Mosaico, na Rua Tenente Coronel Brito, nº 184, centro de Santa Cruz do Sul.
Uma das obras a serem comentadas é o best-seller “Nada de Novo no Front”, do alemão Erich Maria Remarque (1898-1970). O romance narra uma história que o seu autor vivenciou diretamente como soldado das forças germânicas. A publicação original é de 1929, causando comoções. Por seu teor crítico ao belicismo e a nacionalismos exacerbados, o livro foi banido no governo nazista na Alemanha, tendo que o autor refugiar-se na Suíça.
Conforme o grupo promotor, pela continuidade de guerras entre grupos e países, o livro “Nada de Novo…” se mantém atual até para analisar os conflitos entre israelenses e palestinos. Um dos mais terríveis conflitos mundiais, com o uso massivo de armas químicas, metralhadoras, lança-chamas, aviões e tanques, pôs em cheque a própria civilização europeia do começo do século XX, sua arte, filosofia, ciência e sociedade, incapazes de barrar uma cruel mortandade, que chegou a 8 milhões de pessoas e desencadeando inúmeros efeitos nefastos, incluindo a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
Os encontros são uma iniciativa de técnicos e estudantes da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Completando sete anos de atividades em 2014, o grupo Sobre Livros e Leituras criou uma proposta onde a literatura é objeto para bate-papos livres e descontraídos, aberto a múltiplos enfoques. Mais informações podem ser obtidas em facebook.com/groups/livroseleituras.