LUANA CIECELSKI
[email protected]
Um lugar aconchegante, acolhedor e amoroso onde você chega e sente vontade de ficar e conversar. Adotando essa forma, a Casa Plural, um espaço pensado por duas pedagogas para sediar eventos de educação, cultura e qualidade de vida, vem atraindo cada vez mais os olhares dos santa-cruzenses. O diferencial é justamente a proposta de ser um local de amizade, aprendizado e evolução. Neste fim de semana, dias 19 e 20 de setembro, por exemplo, o local vai receber um artista plástico e uma fotógrafa que estarão oferecendo oficinas nos dois dias.
O artista plástico que vai estar na casa é o paulista Mai Bavoso. A fotógrafa é a jornalista Andrea Hilgert. O primeiro vai ensinar técnicas de pintura acrílica sobre tela e aerografia. A segunda vai mostrar tudo o que você precisa fazer para dominar uma câmera fotográfica, ensinando sobre composição da imagem, de um forma que ela mesma define como “simples e didática”.
Foto Luana Ciecelski

Casa localizada na rua 28 de outubro, 731 tem como proposta receber eventos
educativos e culturais que reúnam as pessoas
Os encontros vão ocorrer das 13h às 18 horas de sábado e das 9h ao meio-dia de domingo, e para participar, alguns materiais serão necessários. Quem pretende pintar com Mai, deverá levar uma tela num tamanho aproximado de 60 cm x 80 cm e pincéis. No local o próprio artista fornecerá as tintas e ensinará a prepará-las. Já para aqueles que pretendem fotografar com a jornalista Andrea, será necessário apenas ter uma câmera. Andrea também fornecerá, no local, material autoral sobre técnica e composição.
Além desses dois encontros, no fim da tarde de domingo, tanto Mai quanto Andrea estarão participando do show do Rock de Galpão que acontecerá a partir das 17 horas, no Parque da Oktoberfest, durante o fechamento da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. Como a dupla faz parte da equipe do projeto Rock de Galpão, Mai estará pintando ao vivo e Andrea fotografando. Os alunos da oficina estão convidados a acompanhar essa atividade também.
Para se inscrever, os interessados devem entrar em contatocom acoordenadora da Casa Plural, Maria Rita Vidal, através do telefone (51) 9818-3565 e o custo para participar das oficinas é de R$ 100,00. A Casa Plural está localizada na rua 28 de Outubro, 731, no bairro Universitário.
Foto Divulgação

Mai Bavoso pintando um de seus quadros
A Casa Plural
O espaço nada mais é do que uma casa de verdade, onde até pouco tempo morava, de fato, uma família. No entanto, desde a inauguração no dia 7 de março desse ano, a partir de uma agenda que é organizada mensalmente, ela sedia oficinas, cursos, bazares, saraus ou simples encontros para tomar chimarrão e trocar ideias sobre os mais variados assuntos.
De acordo com Maria Rita a ideia surgiu durante conversas com a amiga e também pedagoga Karen Sippel. Ambas sentiam falta de um local que servisse para sediar eventos diferentes. “Num primeiro momento, nós pensamos em um espaço voltado para educação, onde pudéssemos reunir pais e professores, no entanto, desde a inauguração, muitas pessoas mostraram interesse em participar e realizar eventos na casa, então ampliamos a nossa proposta. Por isso é uma casa Plural, porque recebe de tudo um pouco”, explica Maria Rita.
A divulgação da agenda de eventos é feita através das redes sociais, mas de acordo com a coordenadora, também já foi criada uma rede de e-mails através dos quais são enviados convites feitos especialmente para cada evento. “Além disso”, explica Maria Rita, “o corpo a corpo também é importante pra nossa divulgação. As pessoas que vão lá falam para outras e assim vamos recebendo sempre pessoas novas”.
Entre todos os eventos, as coordenadoras ressaltam o Sarau que é realizado mensalmente e sempre é promovido por uma entidade que convida pessoas para participarem. As principais atividades do sarau, além de muito bate-papo, são relacionadas à música e à poesia. Outro evento realizado com bastante frequência é o Chá das Seis. Nele as pessoas se reúnem para tomar chá e conversar. Simples assim.

Andrea Hilgert e Mai Bavoso
No currículo, Mai tem mais de 30 anos dedicados à arte, e exposições em vários países como França, Estados Unidos, além de um painel que pode ser visto na Casa do Brasil, em Madri, na Espanha.
Andrea Hilgert é jornalista e fotógrafa pós-graduada em arte e fotografia. Atualmente dá aulas na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), na área da Comunicação e Fotografia.
Juntamente com Mai, Andrea mantém lojas de arte com criações próprias no Aldeia Praia Shopping, em Xangri-La e em seu currículo, tem exposições em vários lugares, como o Centro de Convenções de Natal (RN), Galeria Modernidade, em Novo Hamburgo e no Solar dos Câmara, em Porto Alegre.
Seu olhar une o flagrante do fotojornalismo aos detalhes da arte e suas oficinas são voltadas ao que o aluno deseja aperfeiçoar. “A maioria das profissões exige algum conhecimento de fotografia e gosto de dar dicas que o aluno vai realmente aproveitar depois’’, diz Andrea.














