Início Sem categoria Dia das Bruxas é comemorado hoje em diversos países

Dia das Bruxas é comemorado hoje em diversos países

O hábito de colocar uma vela dentro de uma abóbora vem da Irlanda
 

VAGNERCERENTINI
[email protected]

Sempre que se aproxima o dia 31 de outubro, é possível perceber uma mudança na programação da TV, principalmente pelo fato da maioria dos filmes, séries e desenhos animados serem trazidos dos Estados Unidos. Bruxas, abóboras e demais empecilhos que lembram coisas assustadoras fazem parte do “Dia das Bruxas”, como é conhecida a data no Brasil, em países de língua inglesa “Halloween”.

Apesar de ser uma data que faz uso de fantasias assustadoras, o Dia das Bruxas é festejado na maioria das vezes por crianças. Na cultura americana muito se vê jovens batendo de porta em porta repetindo a frase “Gostosuras ou travessuras”, com o intuito de receber chocolates, balas, etc.

No Brasil a data também é lembrada, as professoras na maioria das escolas realizam alguma atividade voltada para o Halloween. Também é normal serem realizadas festas fantasia neste dia, onde adultos também podem aproveitar a data e jovens fazem o uso de sua criatividade a fim de criar um traje bacana.

Buscando uma maneira de valorizar mais a cultura nacional, foi criado em 2005 o Dia do Saci, também comemorada hoje, 31 de outubro. O argumento mais usado é que o Brasil é um país rico em folclore e devemos dar valor a isso.

 

História da data

Segundo estudiosos, a palavra Halloween é uma versão encurtada de “All Hallows’ Eve” (Noite de Todos os Santos). “Hallow” é uma palavra do inglês antigo para “pessoa santa”, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, “All Hallows’ Eve”, como “Hallowe’en”, e mais tarde simplesmente “Halloween”.

A história desta data comemorativa tem mais de 2500 anos. Surgiu entre o povo celta, que acreditavam que no último dia do verão (31 de outubro), os espíritos saiam dos cemitérios para tomar posse dos corpos dos vivos. Para assustar estes fantasmas, os celtas colocavam, nas casas, objetos assustadores como, por exemplo, caveiras, ossos decorados, abóboras enfeitadas, entre outros.

Curiosidades

O hábito de colocar uma vela dentro de uma abóbora vem da Irlanda. Segundo o folclore desse povo, um homem chamado Jack tinha o hábito de fazer brincadeiras satânicas em cima de uma árvore. Numa dessas vezes, Jack conseguiu prender o diabo dentro da árvore. Então, fez um pacto com o diabo que dizia o seguinte: “Se você me deixar em paz e nunca me incomodar, eu te solto”. 

O diabo aceitou a proposta, e assim estava criado o pacto entre os dois. O tempo passou e Jack morreu, mas não conseguiu entrar no paraíso. O diabo, temendo as brincadeiras de Jack no inferno, não o quis também, mas deu a ele uma vela para iluminar seus caminhos. Jack então ficou com a vela que teria que durar a eternidade e, para que ela nunca apagasse, colocou dentro de um nabo com pequenos furos. Com o tempo, o nabo foi substituído pela abóbora. (Fontes: www.suapesquisa.com, historiadomundo.com.br)