Jéssica Ferreira
[email protected]
Com o intuito de encerrar o ano com ótimas exibições, a Associação Amigos do Cinema apresenta nesta terça-feira (8) às 20 horas no Sindicato dos Bancários, como de costume, o filme brasileiro que está abocanhando prêmios nos festivais internacionais onde é exibido: “Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert, 2015.
Entretanto, antes disto, às 19 horas, será realizada uma solenidade de agradecimento aos apoiadores e associados. Além disso, a associação estará celebrando o momento e a paixão pelo cinema com um happy hour. As atividades e sessões de cinema voltarão a ser exibidas após o carnaval.
Sinopse
“Que Horas Ela Volta?” consiste numa mistura dos gêneros drama e comédia, no qual o filme confronta o Nordeste e o Sudeste, os pobres e os ricos, o Brasil segregacionista e a ideia de união nacional.
No filme, Regina Casé interpreta a personagem Val – uma empregada doméstica de Recife, que mora há mais de uma década em São Paulo, na casa de seus patrões. Val é considerada “quase da família” dentro do amplo lar de classe média-alta, tendo criado os filhos dos patrões como se fossem seus próprios. Entretanto, ela ainda faz suas refeições em uma mesa separada, dorme num quartinho dos fundos, e jamais se quer colocou seus pés na grande piscina onde outros se divertem.
A empregada doméstica foi o símbolo escolhido para ilustrar a condescendência de certa elite que “acredita sinceramente ter sido feita para ocupar tal posição”, como diriam os sociólogos Michel Pinçon e Monique Pinçon-Charlot. (fonte: “Brasil dividido”, por Bruno Carmelo).
Divulgação/RJ

Filme será exibido às 20 horas no Sindicato dos Bancários (Rua Sete de Setembro, 489 – Centro)














