Início Sem categoria Orquestra de Câmara da Unisc mostra sua versatilidade

Orquestra de Câmara da Unisc mostra sua versatilidade

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Grande público prestigiou a abertura da temporada de concertos no Auditório Central da Unisc
 

Em uma noite de música clássica na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) o público pôde conferir o que serão os concertos da Orquestra de Câmara da Unisc. Com um repertório que foi da música clássica a popular e encerrou com um rock, a Orquestra mostrou sua versatilidade no palco, na última quarta-feira, 30. O maestro e diretor artístico, Leandro Schaefer, conduziu a apresentação de modo divertido e entusiasmou a plateia quando no pedido de bis trouxe Sweet Child O’ Mine, da banda Guns ‘N Roses. 

No público estavam crianças, jovens, adultos e idosos. O pequeno Vitor, de 7 anos, foi até o concerto acompanhado da vizinha que todas as quartas o leva para conhecer uma parte da Unisc. “Gostei das luzes e do contrabaixo e o maestro também chamou minha atenção porque ele não fica parado, se movimenta bastante e é divertido”, contou Vitor. Sempre que pode, Janice Senna, participa dos concertos e salienta que gosta porque sempre tem uma ‘pitada divertida’. “As pessoas vem ao concerto achando que vão encontrar só música clássica e não acham interessante, mas na nossa cidade estamos tendo a oportunidade de conhecer um pouco mais da música clássica e que ela também pode ser divertida”, lembrou Janice.

Para o coordenador do Núcleo de Arte e Cultura da Unisc, professor Luiz Augusto Costa a Campis, o concerto de abertura superou as expectativas quanto ao público que compareceu. “Foi um bom público considerando ser em um dia da semana e é assim que recebemos o retorno das pessoas de que estamos cumprindo nossa função de colocar música clássica e formar um público em Santa Cruz que goste disso”, salientou Campis. O professor espera que o público acompanhe a trajetória da Orquestra de Câmara da Unisc durante o ano. 

Agenda 2016

O maestro e diretor artístico da Orquestra, Leandro Schaefer, contou que a agenda de concertos da Orquestra já está pronta e o repertório também já foi definido, assim como, datas de ensaios. “Preparamos algumas surpresas mais para a metade do ano em que teremos um concerto com violão e acordeon, com a participação de músicos convidados”, conta Schaefer. Um repertório especial com músicas de igreja foi preparado para as apresentações nas igrejas da cidade e da região. Serão realizadas apresentações com o Coro da Unisc e com a Orquestra da Escola de Música da Unisc. 

O concerto

Ao som de violinos, violas, violoncelo e contrabaixo a Orquestra apresentou músicas de Carl Phillip Emanuel Bach, compositor alemão considerado o precursor do estilo clássico em música. Samuel Baber foi lembrado com o Adágio para Cordas, música bastante usada em trilhas de filmes. O terceiro momento do concerto trouxe a obra de Gustav Holst, St Paul’s Suite, que foi composta em um ato de gratidão a Escola de Meninas de São Paulo, no Reino Unido, onde Holst foi diretor musical e recebeu um estúdio musical para trabalhar. A última obra escolhida foi Quatro Momentos, de Ernani Aguiar, um dos maiores musicistas em atividade atualmente no Brasil. “Escolhemos esses compositores por considerarmos que eles são importantes para a história da música e têm um repertório que é muito tradicional. E por fim tocamos o bis com Sweet Child O’ Mine, do Guns ‘N Roses, porque a orquestra tem essa versatilidade”, explicou o maestro Schaefer.

Concertos confirmados até agora para o primeiro semestre de 2016:
ABRIL:
06 de abril – Festa do Fejão – Sobradinho
27 de abril – 2º Fórum Internacional de Educação – Auditório Central da Unisc
MAIO:
11 de maio – Concerto Série Igrejas – Evangélica Centro
25 de maio – Concerto Série Músicos Convidados – Auditório Central da Unisc
JUNHO:
29 de junho – Concerto Aniversário Unisc – Auditório Central da Unisc