A Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, foi palco na última segunda-feira, dia 18 de abril, do Chimarrão Day. A iniciativa, desenvolvida na Faculdade de Direito Robert H. McKinney, integra a campanha #vempromate #pelapazmundial e teve como objetivo promover a parceria entre Indiana e o Rio Grande do Sul, estados irmãos desde 1965, além de celebrar o Dia do Chimarrão (24 de abril).

O Governo de Indiana foi representado por Diego Morales, que esteve em Porto Alegre em janeiro desse ano em visita com o mesmo objetivo, e foi recebido pelo Vice-Governador. O Governador José Ivo Sartori enviou mensagem em vídeo, saudando a iniciativa e falando do hábito de tomar chimarrão. Também foram enviadas em vídeo, e projetadas durante o evento, mensagens da Secretaria de Minas e Energia do RS, na pessoa do Secretário Adjunto Artur Lemos Jr; do Vice-prefeito de Porto Alegre Sebastião Melo, e do Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairoli Callegaro.
Estiveram presentes o Diretor da Faculdade Andrew Klein, o vice-diretor Antony Page, a Diretora de Pós-Graduação e Assuntos Internacionais Karen Bravo, autoridades da Universidade de Indiana, do Governo de Indiana, professores e alunos da graduação e pós-graduação. O Governo de Indiana foi presenteado com uma obra do artista gaúcho Gusco, contemplando os principais pontos turísticos das duas capitais.

Segundo os organizadores do evento, o casal Renato e Aline Fagundes, ambos juízes e atualmente alunos de Mestrado em Direitos Humanos na Universidade, como a anfitriã do evento foi a Faculdade de Direito não poderia faltar um tema de ordem jurídica. “Foi abordada, então, e batizada de “Chimarrão case”, a sentença proferida pelo Juiz do Trabalho Rodrigo Trindade, que analisa a contradita oferecida à testemunha com base na alegação de que ela e a parte foram vistas tomando chimarrão juntas”. A contradita, segundo os organizadores, foi afastada sob o fundamento de que chimarrão, mais do que um ato de amizade, é um ato de cortesia e hospitalidade.
Durante o evento, os participantes puderam apreciar o chimarrão.
Fonte: Imprensa MTG














