
Nelson Treglia
A Associação Amigos do Cinema homenageia o ilustre escritor português José Saramago, Prêmio Nobel da Literatura, que faleceu em 18 de junho de 2010. Nesta terça-feira, 14 de junho, às 20h, será exibido o documentário “José e Pilar” (de Miguel Gonçalves Mendes, 2010, Portugal/Brasil/Espanha, duração de 2h30m). A sessão acontece na sede do Sindibancários, localizada na Rua Sete de Setembro, 489 – Centro, em Santa Cruz do Sul. Entrada franca.
Segundo a crítica de Tiago Ramos, do blog Split Screen, “‘José e Pilar’ não é uma biografia sobre o Prêmio Nobel da Literatura português ou uma longa dissertação sobre a sua obra. Não é um documentário que encontramos através das imagens, é antes o quotidiano de duas personagens. É uma história de amor, duas histórias de vida que convergem numa só. É a vida, é o amor.”
Durante o filme, José Saramago diz, mais de uma vez, a seguinte frase: “Se eu tivesse morrido antes de conhecer a Pilar, aos 65 anos, teria morrido muito mais velho do que serei quando chegar a minha hora”. O diretor do documentário Miguel Gonçalves Mendes, ao ser questionado do porquê deste documentário, afirma: “Foi tudo uma desculpa para conhecer Saramago”.
Tiago Ramos considera o filme “um trabalho sensível, notável, cheio de humor e paixão”. Vale uma conferida!














