LUANA CIECELSKI
[email protected]
A Casa de Artes Regina Simonis, localizada no cruzamento entre as ruas Marechal Floriano e Júlio de Castilhos, bem no coração de Santa Cruz do Sul, serve para os santa-cruzenses como um dos principais pontos de atividades culturais. Desde que iniciou as atividades, foram centenas de exposições de quadros, esculturas, sarais literários, oficinas culturais, feiras artesanais, apresentações musicais, entre outras atividades e toda essa programação sempre foi gratuita para a comunidade, porque esse é um dos princípios da Associação Pró-Cultura, entidade que mantém a casa.
Porém, como qualquer espaço, a Casa de Artes também precisa pagar suas contas. Isso foi feito ao longo dos anos com o valor de doações, e também com eventuais vendas de obras expostas no espaço – 10% do valor ficam na casa. E agora, a Casa de Artes está contando mais uma vez com a ajuda da comunidade. Com objetivo de arrecadar valores, uma mostra coletiva de obras de artistas de renome está sendo organizada e para abrir essa exposição, um Jantar Beneficente será realizado.
A abertura da exposição acontece na próxima quarta-feira, 19 de outubro, a partir das 19 horas, e o jantar será servido no Restaurante Hilda G, às 20h30. Os ingressos, que custam R$ 70,00 já estão à venda na Livraria e Cafeteria Iluminura.
A exposição
Todas as obras que serão expostas são de artistas renomados, e conforme explica a coordenadora do Pró-Cultura e organizadora da exposição, Carmen Pozzobon, as obras pertencem a pessoas que moram na cidade ou na região e que as estão emprestando para a Casa de Artes. “De uma forma geral essas obras ficariam a vista apenas das pessoas que circulam nas residências de seus donos, porém eles estão nos emprestando e por isso, ficarão, durante alguns dias, à disposição de toda a comunidade”.
Entre os artistas que poderão ser conferidos na exposição estão Vitorio Gheno, Flávio Scholles, Vitor Hugo, Mirela Bolognini, Fernando Baril, Mancuso, Vasco Prado, Alice Brueggmann, Renato Heuser, Ricardo Blauth, Soriano, Roth, Nelson Jungbluth, Alice Soares, Miriam Postal, Esther Bianco, Frank Schaeffer, Volpetiz, Luetke. No total, serão em torno de 23 obras expostas e os santa-cruzenses terão até o dia 2 de novembro para conferir. A Casa de Artes Regina Simonis funciona de segunda a sextas-feiras, das 10 horas ao meio dia e das 13h30 às 17h30, e aos sábados das 9h30 às 15h30.















