
Dando continuidade à programação de filmes com temática feminina no mês de março, hoje, 14 de março, a Associação Amigos do Cinema exibe o filme ‘Revolução em Dagenham’, de Nigel Cole, 2010, Inglaterra, 113 min. A sessão inicia às 20h, na sede do Sindibancários, rua Sete de Setembro, 489, próximo a Corsan e, conta com o apoio de Sindibancários, Escritório Fuerstenau e Distaky Vídeo.
O filme é baseado em fatos reais. É a reprodução do fato histórico que marcou as relações trabalhistas na Inglaterra em 1968 quando uma operária, Rita O’Grady, comandou uma greve por igualdade salarial.
Rita O’Grady (Sally Hawkins) é uma costureira da fábrica da Ford. Fora ela, existem mais 186 mulheres trabalhando na mesma fábrica. Homens são 55 mil. Rita é uma mulher comum, que passa até despercebida quando está ao lado de Sandra – a divertida aspirante à modelo – ou de Brenda – a exuberante desbocada. É casada, mãe de dois filhos e nem de longe parece com uma líder sindical. Mas ela, assim como as outras costureiras, está insatisfeita com as condições de trabalho da fábrica, e com os salários que recebem.
Aos poucos, porém, Rita cresce. Cresce em espírito, cresce em liderança e cresce em princípios. Seu mentor é Albert, interpretado pelo talentosíssimo Bob Hoskins, um funcionário da empresa que participa do movimento sindical. Ela não quer ser melhor que os homens, ela quer o que é seu por direito, como explica ao marido numa discussão no meio da rua. Direito é diferente de privilégio. Ela trabalha tanto quanto um homem, porque então recebe menos?














