
Hoje, 25, será exibido o filme ‘O concerto’, de Radu Mihaileanu, 2009, Itália/França/Bélgica/Rússia/Romênia, 120 min. A sessão inicia às 20h30, na sede do Sindibancários próximo à Corsan e conta com apoio do Sindibancários, do Escritório Fuerstenau e da Distaky Vídeo.
Há 30 anos, o renomado maestro Andrei Simoniovich Filipov (Alexei Guskov) foi demitido da orquestra de Bolshoi, mas seguiu trabalhando por lá como auxiliar de limpeza. Um dia, ele acaba descobrindo que o Bolshoi foi convidado para tocar no Châtelet Theater, em Paris, e decide reunir seus antigos amigos para tocar no lugar da atual orquestra. Para integrar sua equipe, ele pretende que a jovem e exímia solista de violino Anne-Marie Jacquet (Mélanie Laurent) os acompanhe. Se os planos derem certo, este tem tudo para ser um concerto muito especial e um verdadeiro triunfo.
Na ditadura comunista russa, o maestro Andreï Filipov (Alexeï Guskov) perdera seu emprego na Orquestra Bolshoi. Hoje, aos 50 anos, trabalha como faxineiro no teatro que era o antigo palco de suas glórias. Ao interceptar um ‘fax’ no qual a orquestra russa é convidada para uma apresentação na França, ele descobre uma oportunidade para reunir antigos amigos músicos e viajar no lugar da orquestra original. Será que a ideia maluca tornará seu sonho de voltar aos tempos áureos realidade?
A principal proposta do roteiro não é destacar a inconsequência do maestro e do grupo de músicos, mas expor os motivos nada cômicos que os motivaram nesta empreitada. O tom da história, no entanto, é leve e preenchido por irresistível frescor cômico com os exuberantes personagens. Alguns ex-músicos produzem filmes pornográficos de décima categoria, outros vendem celulares chineses… Sempre no intuito de faturar alguns trocados, eles esbanjam senso de humor e, ao chegarem à França, não demonstram um pingo da “compostura” exigida para quem vive no mundo da música clássica. Em compensação, o diretor da orquestra, o comunista Ivan Gavrilov (Valeri Barinov) demonstra destempero e deseja encontrar integrantes do partido comunista francês na viagem ao país.
O peso dramático na história é conferido por Andrei, que exibe talento ao conceber um homem que, apesar do otimismo com as novas possibilidades, transfigura no semblante a imagem de um passado que ainda o atormenta – e pela contida e melancólica Anne-Marie Jacquet (a belíssima Mélanie Laurent), a prestigiada solista que acompanha o grupo na jornada. O objetivo do grupo é o mesmo, mas cada personagem tem um anseio íntimo na jornada rumo à França. Segredos e marcas do passado são postos em cheque em uma comédia fincada na valorização dos personagens, do combustível humano e, claro, damúsica.
O ‘Concerto’ traz o intrépido ressurgimento de uma orquestra esfacelada por um regime político. A música é um dos elementos que define e delimita os personagens em um contexto de traumas contundentes. O resgate musical, no entanto, configura-se como um alento para estes músicos (e para o espectador), numa bela homenagem à música clássica. O longa foi indicado ao 68º Globo de Ouro na categoria Melhor Filme de Língua Estrangeira.














