LUANA CIECELSKI
[email protected]
Sempre quis ver as obras de grandes artistas, mas nunca teve a oportunidade? Gosta de arte e adoraria poder ver a arte de pessoas renomadas, sem ter que ir muito longe de casa? Se você mora em Santa Cruz do Sul ou no entorno, vai ter essa oportunidade. A partir da noite dessa sexta, 30 de junho. A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul em parceria com a Galeria Espaço Cultural Duque, está iniciando na Casa de Artes Regina Simonis a exposição “Mestres da Arte Brasileira”.
A mostra trará a Santa Cruz, como o nome já diz, um belíssimo acervo de obras – pinturas e esculturas – de artistas consagrados no cenário artístico nacional. Entre os nomes da lista de artistas divulgada na última quarta-feira, estão Tarsila do Amaral e Iberê Camargo, que têm seus nomes conhecidos em todo o mundo.

A abertura acontece a partir das 19h30 com um coquetel de abertura. O evento contará com a participação do curador da exposição, o artista Arnaldo Buss, que está comentando as obras expostas. Quem não puder ir à abertura, porém, não terá problemas para ver a exposição em outras datas. Ela permanecerá na Casa de Artes até o dia 29 de julho e muitos dos quadros estarão, inclusive, disponíveis para compra.
A Casa de Artes Regina Simonis, localizada na Rua Marechal Floriano, 651, está aberta de segundas a sextas-feiras, das 10h às 12 horas e das 13h15 às 17h15 e aos sábados, das 9h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (51) 3056-2086.
O CURADOR
Natural de Tucunduva (RS), Arnaldo Buss é representante comercial de profissão, trabalhando em empresa fabricante de tintas para artesanato e pintura artística.Também é professor de História com especialização em cultura Afro-asiática e História Contemporânea e é formado em Artes Visuais pela Ulbra.
Seu gosto pela pintura iniciou muito cedo e há muitos anos é colecionador de artes, principalmente pinturas. Seu gosto também o levou a pintar. Arnaldo teve como mestra, em Santa Rosa, a artista Mïrkade Almeida. Também fez curso de pintura na Escola Krapock 2001 a 2002, e de 2004 a 2009 passou a frequentar aulas no Atelier Livre da PMPA, tendo como orientadora a professora a artista gaúcha Daisy Viola.
Ele já participou de inúmeras feiras de artesanato e artes, e, inclusive, recebe troféu como apoiador das Artes no Rio Grande do Sul. Fez inúmeras reportagens para a Revista Dartis sobre história e artes em diversos países como Canada, Índia, Tibet, China, Colômbia, Uruguai, Chile, França, Portugal, Estados Unidos, América Central, Marrocos, Tanzânia e Quênia.
Também fez várias exposições coletivas e individuais na Assembleia Legislativa de Porto Alegre em 2008, e no Centro Cívico de Santa Rosa em 2009, mas acabou afastando-se da pintura e dedicando-se aos estudos teóricos apenas. Fez, então, curso de Curadoria no Atelier Livre da PMPA com o professor Francisco Alves em 2014. Atualmente é colaborador da Galeria Duque, vive e trabalha em Porto Alegre.
OS ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO
| Ado Malagoli Albano Vizotto Aldemir Martins Alberto da Veiga Guignard Alexandre Rapoport Alfredo Volpi Alice Soares Alice Brueggmann Angelo Guido Anita Malfatti Armando Romanelli Carlos Scliar Carybé |
Clóvis Graciano Danúbio Gonçalves Djanira da Motta e Silva Eduardo Vieira da Cunha Emiliano Di Cavalcanti Iberê Camargo Georgina de Albuquerque Ione Saldanha Leopoldo Gotuzzo Manabu Mabe Kenji Fukuda Libindo Ferraz Sansão Pereira |
Tomie Ohtake |














