LUANA CIECELSKI
[email protected]

A sessão da Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul dessa semana será duplamente especial. Primeiro porque não será apenas uma exibição, mas duas. Depois porque serão exibidos dois longas de Tabajara Ruas, Patrono da Feira do Livro 2017, e em uma das sessões o diretor, inclusive estará presente, participando de um bate papo com os espectadores.
A primeira sessão acontecerá como tradicionalmente são as exibições. Ela será realizada na noite de hoje, a partir das 20 horas, na sede do Sindibancários de Santa Cruz. O filme exibido será o “Netto perde sua alma”. Ele foi o primeiro filme dirigido por Tabajara Ruas e Beto Souza e tem como base um livro homônimo escrito por Tabajara. Foi lançado em 2001, tem 100 minutos de duração, conta a história de Antônio de Sousa Neto (no filme interpretado por Werner Schünemann), um general brasileiro que é ferido no combate na Guerra do Paraguai.

A segunda sessão, por sua vez, acontecerá na quinta-feira, a partir das 19 horas, também na sede do Sindibancários, mas com a participação do diretor. O filme exibido nesse dia será “Os Senhores da Guerra”. Esse filme também foi construído com base em um livro, o volume “Os Senhores da Guerra” de José Antônio Severo, e conta a história dos irmãos Julio e Carlos, separados por ideias opostas pela Revolução de 1923, quando o Rio Grande do Sul foi dividido entre chimangos e maragatos. Lançado em 2014, o longa tem 124 minutos.
As sessões dessa semana, serão realizadas com o apoio do SESC, do Sindibancários, do Escritório Fuerstenau e da Gráfica Colibri.














