LUANA CIECELSKI
[email protected]
18 mil livros vendidos e 22 mil pessoas visitantes. Esse é o saldo da 30ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz que aconteceu entre os dias 9 e 17 de setembro. O número foi 22% mais baixo do que em 2016 – quando foram registrados 27 mil visitantes e 22 mil exemplares comercializados – mas a avaliação da organização é positiva da mesma forma, porque o mais importante é a qualidade da participação do público, e não a quantidade. E nesse quesito, a comunidade está de parabéns.

Isso porque apesar da chuva que não deu trégua nos últimos dias da semana passada e no fim de semana, o público ainda assim compareceu aos estandes e participou da programação. Um exemplo disso foi o 1º Sarau do Chafariz, que aconteceu no sábado e onde alguns poetas da cidade e de fora foram convidados para recitar poemas. Mesmo com a chuva torrencial que caía, o encontro entre o público apreciador de poesia e os poetas foi possível.
Outro bom exemplo da participação do público foi a agenda do domingo. A programação da feira foi encerrada com apresentações dos alunos da Fábrica de Gaiteiros. Vindo da cidade de Butiá, o grupo foi fortemente aplaudido pelas grande grupo de pessoas que passava pela feira e que parou para assisti-los. Entre os destaques, estiveram a apresentação das jovens Glenda Machado, de 14 anos e de Camile Marques de apenas 9 anos, ambas talentosas gaiteiras, apesar da pouca idade.
A próxima edição da Feira do Livro ainda não tem data confirmada. Ela deverá acontecer nas primeiras semanas de setembro, como tradicionalmente ocorre. Porém, os dias ainda serão estudados com escolas da cidade e parceiros do evento.
Os mais vendidos
Entre os volumes mais procurados da feira, o filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella foi quase uma unanimidade, especialmente o volume “Por que Fazemos o que Fazemos?”. Uma das explicações pode ser o tema abordado por ele: dividido em vinte capítulos, ele traz questões como a importância de se ter uma vida com propósito, a motivação em tempos difíceis, os valores e a lealdade. São questões com as quais quase todas as pessoas se deparam em determinados momentos da vida, especialmente em tempo de recessão como os vividos.
Além dele, também foi bastante procurado o romance espírita “O Amor é Para os Fortes” de Marcelo Cezar, o livro de colorir “Jardim Secreto” e o volume infanto-juvenil da Disney “Descendentes II”.














