LUANA CIECELSKI
[email protected]
Buscando entrar no clima da 33ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que inicia nessa quarta-feira, 4 de outubro, a Associação Amigos do Cinema fará nessa terça-feira, 3 de outubro, a exibição no filme “O enigma de Kaspar Hauser”. Dirigido pelo alemão Werner Harzog, o filme de 1974 se relaciona com a Festa da Alegria não apenas por sua nacionalidade, mas também porque aborda, entre outros aspectos, a questão da cultura das sociedades, especialmente da alemã.

Com 110 minutos de duração, o filme é baseado em um fato real ocorrido na Alemanha em 1820. Ele nos apresenta Kaspar Hauser, um homem adulto que foi criado em cativeiro por um misterioso e desconhecido homem que apenas o alimentava todas as noites. Certo dia ele é encontrado em estado de abandono e passa a receber cuidados. Kaspar, entretanto, não é compatível com a cultura da sociedade em que está sendo inserido. Ele não fala, quase não caminha ou mesmo para em pé e tudo, absolutamente tudo precisa ser ensinado a ele, porque até então ele não tinha tido qualquer contato social.
Não tendo no enredo antagonistas ou mesmo desdobramentos, o filme se mostra uma espécie de estudo sociológico do homem. Mostrando o desenvolvimento de Kaspar após o início do convívio em sociedade, o longa aponta para a importância do convívio social no desenvolvimento do ser humano e para a necessidade do relacionamento para que, a partir dos costumes e aprendizagem de culturas se possa evoluir racional e emocionalmente.
O longa será exibido à partir das 20 horas, na sede do Sindibancários de Santa Cruz. A entrada é gratuita e aberta para a comunidade. Após a exibição, comumente são realizados debates a respeito do longa-metragem exibido.














