Início Sem categoria Dia 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro (a)

Dia 11 de dezembro, o Dia do Engenheiro (a)

SARA ROHDE
[email protected]

O dia 11 de dezembro é marcado por uma das profissões mais procuradas por estudantes que querem se profissionalizar e ter uma boa estabilidade, a engenharia. 
O engenheiro pode escolher mais de trinta áreas em sua profissão como, civil, agrícola, elétrica, naval, química, aeronáutica, ambiental, nuclear, computação entre outras. 
A engenharia se tornou oficial em 11 de dezembro de 1933 através do decreto 23.569/33. Em 1966 esse decreto foi revogado entrando em vigor a lei nº 5.194/66 que regulamenta a profissão e vale até hoje.
Os engenheiros são fundamentais em todas as áreas, pois o trabalho do profissional abrange a cidade, a mata, o campo e até mesmo o universo. 
É só olhar para o lado para perceber que a engenharia está sempre presente na vida das pessoas. Seja na construção de uma casa, até a fabricação da mais potente aeronave. No cuidado com o meio ambiente até o cuidado com a segurança de toda população. A grande maioria das técnicas e serviços que dispomos foram os engenheiros que inventaram.
O desenvolvimento dos países passa pela engenharia, profissão responsável pela criação de grandes projetos de infraestrutura que aumentam a economia e o crescimento da sociedade. Por isso o profissional deve ter um olhar amplo, um olhar para o futuro. Saber como tudo se direciona e com técnicas, ideias e sempre com muitos cálculos, aplicar métodos viáveis para ter condições mais favoráveis. 
Para a engenheira ambiental e estudante de engenharia civil, Franciele Müller de Bairros, a engenharia é uma ciência em movimento onde podemos descobrir o novo e evoluir. Além de ser uma profissão ampla e versátil, é apaixonante. “Nós mulheres ainda temos que lidar com o fato de ser uma profissão vista especificamente para os homens, mas não é. É gratificante ver que, cada vez mais, as mulheres conquistam seu espaço no mercado de trabalho”, completa.
Conforme o 1º blog para engenheiras no Brasil, a mulher pode cursar a área de exatas e ser reconhecida por isso. Ela pode ser feminina e fazer engenharia ou qualquer outra área da tecnologia sem “descer do salto”. Assim, o sexo feminino vem quebrando paradigmas e cada vez mais as mulheres entram de cabeça no mundo da engenharia. 

A profissão é responsável pela criação de grandes projetos de infraestrutura que aumentam a economia e o crescimento da sociedade

 “É gratificante ver que, cada vez mais, as mulheres conquistam seu espaço no mercado de trabalho”.