LUANA CIECELSKI
[email protected]
Cerca de um ano após a realização da Operação Banda Oriental, viagem de bicicleta ao Uruguai registrada pelo Riovale Jornal, o cicloturista Demétrio de Azeredo Soster, professor da Unisc e morador de Santa Cruz do Sul está prestes a colocar o pé na estrada novamente. Ou melhor, a bicicleta La Negra 2. O destino desse verão é o Chile e dessa vez ele não vai sozinho, mas acompanhado de amigos que o ciclismo lhe deu. No próximo dia 10 de janeiro, com saída de Uruguaiana, Demétrio, Marcelo Rakauskas, Jonathan Luis e Lincoln Paiva darão início à Operação Valparaíso.
A viagem de mais de 1773 quilômetros será dividida em duas grandes partes. A primeira compreende o trecho entre Uruguaiana e Mendonza e a segunda entre Mendonza e Valparaíso. Na primeira parte o clima será de calor intenso – entre 30 e 40 graus – e por uma região plana de Pampa que o grupo deve percorrer em ritmo mais acelerado. A segunda será em clima mais ameno e até frio, com trechos de aclive e declive. Nessa parte da viagem é que será cruzada a Cordilheira dos Andes. Tudo isso deve ser vencido em um período de 15 a 20 dias.

Eles pretendem percorrer uma média de 150 quilômetros por dia entre uma cidade e outra sem, no entanto, engessar a viagem, porque a ideia é curtir o passeio também. É importante, porém, que a cada noite eles consigam chegar em locais com civilização. No primeiro trecho, pra acampar com mais segurança, e no segundo porque, por ser mais frio, não se descartará a possibilidade de hospedagem em hostels ou lugares do tipo. Entre as cidades pelas quais eles devem passar estão San Jaime de La Fronteira, San Francisco, Rio Quarto, La Paz, Las Cuevas e San Felipe.

Pra todas essas etapas e desafios foram separados diversos equipamentos e para isso, segundo Demétrio, a experiência com a Operação Banda Oriental foi fundamental para ele. Alguns cuidados a mais foram tomados dessa vez. Equipamentos de maior qualidade foram adquiridos, como barraca de alpinista, além de alguns itens novos, como isolante térmico e fogareiro – já que a ideia é acampar mais. Também haverá um cuidado com a vestimenta já que os quatro enfrentarão extremos de calor e frio no percurso.

No fim das contas, as bicicletas com os alforges e com os ciclistas deverão pesar, em média, 150 quilos cada uma. Mas o mate de cada dia vai junto independente do peso a mais. Também vai um caderno de anotações da viagem e alguns recursos tecnológicos, como carregador de celular e bateria externa. Outros itens fundamentais são os de primeiros socorros e os equipamentos e ferramentas para uma eventual necessidade de reparo na bicicleta.

De resto é necessário apenas a mente livre e aberta às experiência e isso é o que menos falta no grupo que tem idades variantes entre 20 e 51 anos. Chegando em Valparaíso, depois de curtir o Oceano Pacífico, o grupo deve voltar de ônibus até Santiago onde pretender curtir um passeio durante um ou dois dias, a exemplo do que já aconteceu em Buenos Aires no verão passado. Depois, já em casa, é pensar no futuro e nas próximas viagens de bicicleta e trabalhar na construção de um livro e um documentário sobre a operação.
Quem quiser acompanhar essa viagem pode procurar a página da Operação Valparaíso no Facebook (@operaçãovalparaiso). Ali também é possível saber um pouco mais sobre cada um dos viajantes.















