LUANA CIECELSKI
[email protected]
Homenageando aqueles que não dispensam um bom filme como forma de lazer, a Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz exibirá o longa metragem “Cinema Paradiso” nessa terça-feira, 27 de fevereiro, durante sua segunda sessão em 2018. O filme foi dirigido por Giuseppe Tornatore e lançado em 1989 na Itália, França e Alemanha.
O enredo nos apresenta a Totó (Salvatore Cascio). Já adulto, uma série de acontecimentos o faz lembrar da infância e de sua própria descoberta em relação ao mundo do cinema. Através de suas memórias somos levados até a década de 1950, numa pequena cidade da Sicília onde Totó nasceu, cresceu e conheceu a única sala de cinema da cidade, o “Cinema Paradiso”.

Visivelmente apaixonado pela telona e pelo poder dela de fascinar cada pessoa de uma forma diferente, Totó se aproxima de Alfredo (interpretado por Philippe Noiret), um projecionista rabugento, mas de enorme coração. Então, tomamos conhecimento da relação de ambos e do encanto que Totó vai desenvolvendo pelas projeções e pela profissão de Alfredo.
Mas este é apenas o primeiro momento da história. Num segundo tempo, voltamos para a vida presente de Totó e descobre-se que seu amor pelo cinema foi muito maior e mais sublime do que se poderia imaginar, a ponto de transformar sua vida.
Emocionante, o longa ganhou vários prêmios, tais como o Oscar e Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, além de concorrer a Palma de Ouro em Cannes, ao prêmio César e ao Bafta.
A sessão acontecerá a partir das 20 horas na sede do Sindibancário, que está localizado na Rua Sete de Setembro, 489, no Centro de Santa Cruz. As sessões são gratuitas e abertas à comunidade. Elas contam com o apoio do Sindibancários, do Escritório Fuerstenau, da Distaky Vídeo e da Gráfica Colibri.














