Início Sem categoria Mais de 530 filmes estão inscritos e participarão da seletiva

Mais de 530 filmes estão inscritos e participarão da seletiva

O Troféu Tipuana remete um ramo da árvore e será entregue aos vencedores do 1º Festival de Cinema Santa Cruz

Sara Rohde
[email protected]

No último sábado, 30, terminaram as inscrições para os filmes que participarão do 1º Festival Santa Cruz de Cinema, que será realizado de 23 a 26 de outubro deste ano. E um total de 538 filmes foram inscritos, sendo 26 da categoria regional e 512 da categoria nacional vindos de diversas localidades do Brasil. Além do Distrito Federal, com 14 filmes inscritos, mais 24 Estados terão obras participantes como Alagoas com 5, Amapá (1), Amazonas (5), Bahia (18), Ceará (25), Espírito Santo (11), Goiás (24), Maranhão (3), Mato Grosso (6), Mato Grosso do Sul (1), Minas Gerais (22), Pará (2), Paraíba (11), Paraná (11), Pernambuco (36), Piauí (2), Rio de Janeiro (89), Rio Grande do Norte (11), Rio Grande do Sul (100), Rondônia (1), Santa Catarina (10), São Paulo (128), Sergipe (1) e Tocantins (1). O âmbito regional conta com filmes produzidos em Lajeado, Santa Cruz do Sul, Encantado, Cachoeira e Candelária.
O evento também contará com oficinas e debates sobre a produção e a crítica audiovisual, com a participação de profissionais reconhecidos no segmento. O Festival é uma realização do Sesc/RS – Unidade Operacional Santa Cruz do Sul, Universidade de Santa Cruz do Sul – Cursos de Comunicação Social e Pé de Coelho Filmes.
Segundo um dos organizadores do Festival, diretor de cena e sócio proprietário da Pé de Coelho Filmes, Diego Tafarel, a expectativa é grande, “foi uma alegria enorme ter tantos filmes inscritos na primeira edição. O número é muito expressivo. Temos certeza que teremos um belo Festival”, enfatiza. Tafarel ainda ressalta que os filmes participarão de uma seletiva, “vão ser selecionadas 15 produções para a mostra competitiva”. Os filmes finalistas serão apresentados em agosto.
As categorias participantes são ficção, animação e documentário e têm no máximo 30 minutos de produção.  Os finalistas serão selecionados por uma Comissão de Seleção formada por pessoas de notório saber na área de cinema. Os escolhidos receberão ajuda de custo para um integrante participar do Festival, onde serão inclusos custos de deslocamento da cidade de origem até Santa Cruz do Sul e hospedagem.
Os filmes vencedores do Festival de Cinema Santa Cruz serão reconhecidos e agraciados com o Trofeú Tipuana, que tem como referência o ramo das árvores que embelezam o Centro de Santa Cruz. 
Serão escolhidos o Melhor Filme, Direção, Fotografia, Direção de Arte, Ator, Atriz, Roteiro, Edição, Trilha Sonora e Desenho de Som. O evento de entrega das premiações será realizado no Anfiteatro da Unisc, a partir das 20 horas.