
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Faltam 10 dias para o início da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz do Sul e desde a noite da última quinta-feira, 16 de agosto, quando ocorreu o lançamento oficial do evento a comunidade já tem acesso à programação. No total, serão 10 dias de uma programação intensa, repleta de lançamentos de livros, apresentações, saraus, painéis, encontros com escritores, narrações, performances literárias, exposições, exibição de filmes, e claro, vendas de livros. Tudo isso entre os dias 31 de agosto e 9 de setembro.
A abertura oficial está marcada para acontecer na noite do dia 31, às 19 horas, com a presença do escritor homenageado, Paulo Louzada (autor de Tapejara – O Último Guasca). Na sequência, nessa mesma noite, também acontecerá um Sarau Cultural com escritores locais promovido pela Academia Santa-Cruzense de Letras, pela Associação Santa-Cruzense de Escritores e pela Associação Amigos da Praça do Chafariz (Apriz).
Entre os destaques da programação que será cheia de momentos especiais, está os diversos encontros e painéis que serão realizados com quadrinistas e ilustradores, fazendo justiça à temática da feira, “Ler é uma aventura”, que será voltada para o mundo dos quadrinhos, HQs, charges, ilustrações, cartuns, etc. O primeiro desses encontros acontece já no sábado, dia 1º de setembro, com Louzada. A partir das 15 horas, a comunidade poderá participar de um bate-papo com ele.
Depois disso, na segunda-feira, dia 3 de setembro, às 10h e as 15 horas será a vez de um bate-papo com Alexandre Beck, autor do personagem Armandinho. À noite, a partir das 19h30 ele também participará de um painel com convidados. Na terça-feira, dia 4, será a vez do patrono Santiago conversar com o público. Os bate papos acontecem às 9h30 e às 14h30 e ele também participará de um painel ao lado dos quadrinistas Ana Kohler e Gustavo Borges, a partir das 19h30. Ana e Gustavo também terão encontros individuais com o público na terça e na quarta-feira.
Já na quinta-feira, dia 6, o bate papo será com o ilustrado André Neves, às 9h30 e as 14h30 e de noite, haverá o painel “Vida em Cartuns” com o quadrinista Rafael Corrêa. Além disso, no sábado acontecerão minioficinas de ilustração, quadrinhos, charges e cartuns para principiantes e uma “Invasão Cosplay”. Todas essas atividades estão sendo organizadas pelo coletivo Bah!+Quadrinhos+Cultura, integrado por autores locais do mundo dos quadrinhos e ilustrações.
Para a coordenadora do SESC em Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira, uma das responsáveis pela organização do evento, a escolha por esse tema foi nada mais do que justa, pois há vários anos, durante a programação da Feira do Livro, os integrantes do Bah!+Quadrinhos+Cultura organizavam importantes encontros paralelos que contemplavam os escritores e o público apaixonado por esse estilo. “Desde o ano passado nós vínhamos conversando sobre dar para a feira desse ano essa temática, como uma forma de reconhecer e dar a devida importância a esses artistas e escritores”, comentou. Ela apontou ainda que a temática tem uma forte relação com o objetivo da Feira do Livro, que é aproximar as pessoas da leitura. “Muitas pessoas começam a ler através dos gibis. Eu comecei dessa forma. Então estava caindo de madura essa homenagem”, disse.
O encerramento da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz acontecerá às 19 horas de domingo, dia 9 de setembro. A programação completa, e outras informações mais detalhadas podem ser conferidas no site da 31ª Feira do Livro de Santa Cruz, no endereço eletrônico hipermidia.unisc.br/31feiradolivro. A edição de 2018 da Feira do Livro é uma realização do SESC, da Prefeitura de Santa Cruz e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e conta com o patrocínio da Xalingo Brinquedos, do Sindilojas e da 34ª Oktoberfest.
ESCOLAS
Outra das importantes novidades anunciadas durante o evento de lançamento da 31ª Feira do Livro, veio da Secretária Municipal de Educação, Jaqueline Marques. Segundo ela, nessa edição a participação das escolas será ainda maior do que nas edições anteriores porque será oferecido transporte escolar para todas as escolas da rede municipal. “Serão mais de 2,5 mil crianças da nossa rede visitando a feira do livro”, apontou. “Porque entendo que esse é o momento cultural e educacional mais importante de Santa Cruz e precisamos aproximas cada vez mais as nossas escolas e estudantes da Feira do Livro”, comentou ainda Jaqueline.














