Início Sem categoria A tradicional Maratona (Ins)Pirados de Teatro chega em sua terceira edição

A tradicional Maratona (Ins)Pirados de Teatro chega em sua terceira edição

A Maratona (Ins)Pirados de Teatro já virou tradição no cenário artístico e cultural de Santa Cruz. Após o sucesso da primeira e segunda edição nos anos de 2016 e 2017, a Maratona vem para o seu terceiro ano para a alegria dos participantes e do público, que, sempre esperam ansiosos pela chegada do evento.

E é com esse retorno fantástico que mostra o quanto essa ideia inovadora deu certo (dois grupos surgidos na Maratona do ano de 2016 continuam na ativa por conta própria) que Paola Simonetti e Joe Nunes, fundadores da Anjos de Papel Produtora e idealizadores do evento, trazem de volta essa “loucura muito bem pensada”. Durante os quase três meses que antecederam a final (que acontece nessa quarta e quinta-feira (26 e 27/09) a partir das 19h na Bierhaus – Parque da Oktoberfest com entrada gratuita) os cinco grupos participantes e os quase quarenta atores e atrizes cumpriram tarefas e ensaiaram as suas peças.

AS TAREFAS
O nome “Maratona” não é à toa, os grupos receberam as mais malucas tarefas para cumprir em prazos muito curtos, o que desafiou a energia e a criatividade dos participantes. Foram a produção de vídeo, criação de identidade visual do grupo, produção de cartaz de divulgação do espetáculo, criação de esquetes usando apenas os pés na atuação, intervenção de rua na Feira do Livro em que trupes de Clowns distribuíram poemas aos visitantes e concurso de roteiros.
As tarefas acumulavam pontos para os grupos que concorrem ao Troféu da Maratona e a oportunidade de participar do Festival de Teatro Regional de 2019, que também é organizado pelo Teatro (Ins)Pirados.

A FINAL

Nessa quarta e quinta (26 e 27/09) os cinco grupos apresentam o resultado de seus trabalhos. São cinco peças produzidas totalmente por eles e com exigências de qualidade profissional, com todo aparato técnico que uma boa peça e também o público merece.
A performance dos grupos na final decidirá os últimos e crucias pontos da Maratona e trará como jurados: a diva do teatro Santa Cruzense, Pilly Calvin, Gilmar Almeida da Silveira (ator e professor homenageado da Maratona deste ano) e o ator e professor do Ifsul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense) de Venâncio Aires, Márcio Rodrigues.
A Maratona é um projeto independente do Teatro (Ins)Pirados (grupo pertencente a Anjos de Papel Produtora) e tem como objetivo a fomentação e valorização dessa arte em nossa cidade, dando a oportunidade para atores e atrizes iniciantes de poder participar de um grupo, conhecer pessoas que também curtem teatro e ter uma grande experiência. A Maratona é aberta a todos que querem participar, desde quem faz teatro a algum tempo até aqueles que nunca fizeram e com isso possibilita uma grande troca de experiências e aprendizado mútuo.

APOIO IMPRESCINDÍVEL
A Maratona (Ins)Pirados de Teatro somente existe pelo apoio que recebe de seus patrocinadores, pois os participantes pagam apenas uma taxa simbólica. Esse ano o projeto tem o patrocínio de Sesc Fecomércio, Sindibancários, UNISC, Pisarbem, Chiquinho Sorvetes, Íria Calçados, Mercado da Bruxa, Herics idiomas e o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul.