Início Sem categoria XIII Semana da Filosofia traz Confúcio como tema

XIII Semana da Filosofia traz Confúcio como tema

Rafael Ebert: 'é muito importante esse evento para aumentar a visibilidade sobre a filosofia de uma maneira clássica'

Ângela Letícia Mann
[email protected]

Acontece de 5 a 10 de novembro a XIII Semana da Filosofia, um evento que a Escola de Filosofia Nova Acrópole promove todos os anos. A organização ocorre ao longo do ano. Nesta semana  a principal oportunidade é mostrar para sociedade um pouco do trabalho voluntário, que tem três eixos de ação: Filosofia, Cultura e Voluntariado. Voluntariado é a metodologia, a Cultura o que é oferecido para a sociedade em termos de conteúdo útil, prático e benéfico e a Filosofia é o carro chefe que norteia a mentalidade.  O objetivo da escola é oferecer cultura para a comunidade. Nesta edição a Semana da Filosofia conta com a parceria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) que ajuda a ter uma dimensão e uma divulgação maior.

Conforme o professor de filosofia Rafael Ebert, “cada ano temos uma expectativa de poder apresentar para a comunidade de maneira mais clara a importância da filosofia como uma ferramenta prática do ser humano, que tenha mais conteúdos a serem estudados, na medida em que conseguiremos levar para a comunidade uma visão mais prática e mais vivencial da filosofia, o que chamamos no meio filosófico de filosofia maneira clássica”. 

Segundo Rafael, “o tema da Semana da Filosofia este ano é Confúcio, o filósofo chinês (551-479 a.C). Cada ano é dedicado a uma temática, nós temos nessa semana quatro palestras que apresentam a importância desse filósofo e da sua escola de Confucionismo da humanidade, e tem um impacto muito grande em todo Oriente, mas também no ocidente, muitos historiadores relacionam a obra de Confúcio no Oriente com a obra de Platão na Grécia,  já existe uma singularidade bem interessante então vamos falar  sobre o legado do Confúcio e da China Clássica como um todo”, explica ele.

A importância do evento é de resgatar uma visibilidade da filosofia de uma maneira clássica, ou seja, hoje é muito comum, segundo o professor, abordar a Filosofia como uma matéria teórica, como um papo cabeça, sendo que a maneira clássica pode ser encontrada como uma das atividades mais fundamentais do ser humano, que é o exercício do querer aprender, ensinar, melhorar a convivência, ter claro do que se trata a felicidade, refletir sobre a vida e a morte, sobre o dever, o valor do conhecimento nas ações.  “Esses temas da Filosofia nem sempre são tratados e abordados hoje no meio acadêmico ou em colégios ou nos livros, isso é um conteúdo que esteve presente nas épocas clássicas, então a importância desse evento é fazer uma atividade de maior visibilidade para que mais  gente possa conhecer que a Filosofia pode ser essa ferramenta muito ativa e prática”, reforça Ebert.

Mais informações pelo site nova-acropole.org.br ou pelos telefones 3056-3092 ou 99752-0420. O evento tem o apoio de Lia Jost Advocacia, Geothec Consultoria Ambiental, Natural Haus Produtos Naturais, Backes Lambert e Cia Ltda., Clínica de Osteopatia Carlos Schuster. 

SOBRE A ESCOLA

A Escola Nova Acrópole é uma entidade independente, não é ligada ao governo, não recebe incentivos, é autônoma, mantida e organizada por voluntários. Isso é uma iniciativa que surgiu há 60 anos. Hoje está em vários países do mundo. O Brasil é um dos países que mais tem escolas, em 34 anos de criação. “Em Santa Cruz está completando 17 anos, a escola funciona como um centro cultural em que se procura desenvolver cursos, palestras, workshops, que apresentem a filosofia como um alimento para a alma, curiosidade para que todos possam aprender e utilizar na vida”, comenta Ebert. 
“Todos os meses temos alguma atividade aberta ao público normalmente uma aula de apresentação, uma palestra ou um seminário aqui na sede para o pessoal conhecer nosso trabalho. Todos podem se inscrever, podem vir conhecer o curso de filosofia, que é a única atividade paga na escola, todas as demais são oferecidas gratuitamente. E duas vezes por ano temos ciclos maiores de palestras que são feitas na Unisc em junho temos a Semana do Meio Ambiente e em novembro temos a da Filosofia, assim oferecemos bastante cultura, história, informações úteis para enriquecer as pessoas de cultura”, afirma o professor.
“Como a escola não tem fins lucrativos, nossa intenção é que mais pessoas saibam como a filosofia pode ser útil para elas. O foco principal na comunidade é realizar um trabalho de doação de conhecimento que não é só nosso, ou seja, quando estudamos Filosofia, a gente lida com um conhecimento universal que pertence ao patrimônio da humanidade e isso muitas vezes é esquecido e desconhecido ou mesmo desvalorizado, por falta de estudos, então nosso foco é lidar com esse conhecimento é colocá-lo à disposição de mais pessoas. E se todos participarem e se beneficiarem, nós teremos nosso objetivo atingido”, ressalta Rafael.

Programação:
5 novembro- Unisc Sala 101 Bloco 1 às 19h
O legado filosófico da China Antiga
6 novembro- Unisc Sala 101 Bloco 1 às 19h
O que Confúcio diria da política atual?
7 novembro- Unisc Sala 101 Bloco 1 às 19h
Educação e transformação da sociedade
8 novembro- Unisc Sala 101 Bloco 1 às 19h
Ensinamentos de Confúcio para o cotidiano
10 novembro- Praça da Bandeira às 14h
Exposição temática: Confúcio o filósofo chinês