
Sara Rohde
[email protected]
Os santa-cruzenses puderam assistir na última quarta-feira, 21, dois filmes exibidos através de energia limpa e renovável, a energia solar. Quem trouxe esta novidade para o município foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Santa Cruz do Sul.
O CineSolar, primeiro cinema itinerante movido à energia solar, chegou em um veículo equipado com placas solares e através de um sistema conversor, a energia renovável se transformou em elétrica. O projeto traz cadeiras ao público e conta com sistema de som, cabine de Dj, projeção e telão.
A mistura da arte, sustentabilidade, cinema e cultura de paz, apresentou sessão de curtas totalmente gratuito à comunidade, seguido pela exibição do filme Fala Sério, Mãe, dirigido por Pedro Vasconcelos. O evento cultural foi realizado em frente ao Pórtico de Entrada do Parque da Oktoberfest e contou com grande público que pôde acompanhar as sessões à luz da lua. Na ocasião teve venda de pipoca da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae.
O CineSolar é realizado através da Lei Roaunet, tem o patrocínio da CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.














