
Rosibel Fagundes
[email protected]
Todo mundo sabe que praticar esportes faz bem à saúde, ajuda a evitar diversas doenças, mas além destes benefícios, o esporte também é capaz de ampliar o círculo social, gerar novas amizades e unir ainda mais as que já existem. Com este intuito, cada vez mais pessoas estão se reunindo para correr. Foi pensando nisso, que a consultora de beleza Maria Clarice Hochscheidt, 52 anos, natural de Alto Paredão, interior de Santa Cruz iniciou a prática da corrida de rua. “Eu comecei na academia aos 40 anos fazendo aeróbica, mas sentia a necessidade de fazer mais. Comecei a caminhar e logo já estava correndo. Minha primeira prova ocorreu há dez anos em uma maratona da Unisc. Fiquei em primeiro lugar na minha categoria. Desde então não parei mais”.
Clarice já participou de diversas disputas em Santa Cruz, Vera Cruz, Sinimbu, Restinga Seca, Lajeado e Taquari. Além destas competições, ela já participou de maratonas internacionais como a de Porto Alegre, Maringá no Paraná e a Corrida de São Silvestre em São Paulo, a qual já esteve por duas vezes. A mais recente foi em dezembro do ano passado. Para a corredora as competições já lhe renderam várias medalhas e troféus, mas o prêmio mais valioso foi o casamento. Ela e o marido que também é corredor se conheceram em 2015 através de um grupo nas redes sociais. Mas a história de amor aconteceu pra valer dentro das pistas de corrida. Conforme ela, Luciano Corrêa de Ávila, 50 anos, que é professor de educação física, corre há mais de 30 anos, na época ele morava em Porto Alegre e participava de um grupo de corridas no Facebook. “A gente se conheceu através do grupo, começamos a conversar por causa do esporte. Trocamos experiências sobre as competições e quando percebemos estávamos muito próximos. Em cinco meses de namoro e de muitas corridas juntos, decidimos noivar e casar”, afirmou Clarice.
Atualmente o casal reside em Santa Cruz, e o treino segue cada vez mais intenso. “Quando as pessoas me perguntam o que o esporte representa pra mim? E eu se sempre digo: o esporte é tudo. Proporciona qualidade de vida, saúde, amizade e pra mim veio o casamento. Me sinto muito feliz pelo que o esporte me possibilitou”. Atualmente Clarice se prepara para a Maratona Internacional de Porto Alegre que acontece em junho, com percurso de 42 km e 195 metros. Esta será a sua quarta maratona.
Além dela, outros corredores de Santa Cruz também se preparam para a prova. Um grupo formado por 129 pessoas participam da rotina de treinos que acontece nas terças, quintas e sábados com saída às 5 horas de um ponto específico. O percurso é de 10km. Nos sábados a tardinha, o grupo realiza os chamados ‘treinos longões’, onde o trajeto é de até 32km. A saída ocorre às 18 horas. Já no domingo, o treino conhecido como ‘treino de domingo’ tem duração de apenas uma hora. A saída acontece às 9horas. De acordo com Clarice, diversos grupos de corridas de rua têm se formado em Santa Cruz e o número de adeptos a este esporte é cada vez maior. “Eu convido minhas clientes e amigas, meu marido convida os alunos da academia onde ele trabalha. E quem entra sempre acaba levando outra pessoa”. As pessoas que quiserem interagir com o grupo devem entrar em contato com o casal pelas redes sociais. “Os treinos não possuem custo algum, apenas benefícios”, garantiu Maria Clarice Hochscheidt.














