Início Sem categoria Escritor Leonardo Brasiliense será o Patrono

Escritor Leonardo Brasiliense será o Patrono

'Acreditamos no livro físico, mas não podemos ignorar que hoje existem muitas formas de leitura', explicou Roberta Pereira (ao centro)

Rosibel Fagundes
[email protected]

A semana começou com a divulgação dos nomes do patrono e do homenageado da 34ª edição da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul. O anúncio ocorreu na manhã desta segunda-feira, 27 de maio, na Iluminura Livraria e Cafeteria, no centro. Com o tema ‘Literatura em rede’, o evento acontecerá de 4 a 10 de setembro, na Praça Getúlio Vargas. O patrono desta edição será o contista e escritor, Leonardo Brasiliense. Ele tem 47 anos, e é natural de São Gabriel, mas já residiu em Santa Cruz do Sul. É formado em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente trabalha na Receita Federal. Já o homenageado, é o advogado, professor de Direito na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e poeta, Edison Botelho. Natural do Rio de Janeiro, Botelho que já foi homenageado em outra ocasião sentiu-se lisonjeado e afirmou, “uma das formas mais sublimes de humanizar o ser humano é pela arte, e uma das primeiras artes é a leitura. É aquela que perpetua o conhecimento, aquela que transmite conhecimento de forma milenar”. 
Para a gerente da unidade do Sesc Santa Cruz, Roberta Pereira, o tema ‘Literatura em Rede’ busca discutir o universo da literatura na internet e incentiva a leitura para crianças e adolescentes que passam a maior parte do seu tempo na internet. “Acho que é muito pertinente estarmos falando sobre a ligação ou interlocução da leitura com redes sociais, internet e blog, entre outras plataformas. Acreditamos no livro físico, mas não podemos ignorar que hoje existem muitas formas de leitura. E precisamos achar a resposta de como podemos chegar nestes leitores e qual mágica precisamos fazer para atingi-los”. A partir deste ano, a Feira passará a homenagear também uma personalidade incentivadora da leitura. A escolhida nesta edição é a professora de Língua Portuguesa e Literaturas, e narradora de histórias, Sônia Dettenborn Luz. 
A programação completa da Feira do Livro será lançada no mês de agosto. Antes, no entanto, acontecerá a Festa Literária entre os dias 10 e 14 de junho. A atividade que funciona como uma espécie de aquecimento para a feira do livro levará escritores às escolas da rede pública municipal, estadual e particular. No total, serão sete escolas visitadas onde as crianças e educadores irão conhecer um pouco mais das obras destes escritores e o fazer literário. O evento é promovido pelo Sesc, Prefeitura de Santa Cruz e Unisc.