A comissão responsável pelos festejos dos 170 anos da imigração alemã apresentou na manhã desta quinta-feira, em coletiva de imprensa, a programação do evento que segue de 16 de novembro a 19 de dezembro. O último dia contará com a presença do cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt, que virá ao município e será recepcionado junto ao trevo Fritz e Frida e depois seguirá para uma apresentação do potencial do município. Ele também fará um passeio histórico por locais registrados na história dos imigrantes alemães da cidade.
Serão homenageadas três personalidades: o empresário Loreno Heck, representando a comunidade, Paulo Trinks, como rotariano, e a apresentadora, modelo e empresária Ana Hickmann. Conforme o coordenador do evento, Paulo Affonso Trinks, “a ideia é resgatar a cultura que foi perdida, queimada e sequestrada na 2ª Guerra Mundial, o que interrompeu a cultura e a tradição, como as sociedades de tiro, os clubes de damas, tudo foi terminando porque as pessoas naquela época andavam apavoradas. Eles se escondiam, não falavam porque não sabiam o português. E agora a ideia é resgatar parte daquilo para que também os filhos, netos, bisnetos saibam o que os nossos antepassados fizeram em Santa Cruz, as dificuldades deles aqui, com que eles vieram, trabalharam, pra fazer o que Santa Cruz é hoje. Então é importante porque quem não tem história, fica na história”.
Durante a coletiva, a organização das festividades deixou claro que após os festejos continuará trabalhando no resgate e na manutenção da cultura alemã para que não seja só em momentos festivos, mas que passem a fazer parte do cotidiano dos santa-cruzenses. Fazem parte da comissão: Paulo Afonso Trinks, José Carlos Azambuja, Anelize Winter, Luciana Tremea, Paulo Hansen, Nasario Bohnen, Lissi Bender, Silvani Frantz, Pedro Thessing, Romar Behling, Luciani Klems, Ricardo Bringmann e Maria Luiza Schuster.
O evento é uma promoção do Rotary Club Cidade Alta, Prefeitura Municipal, Amorlisc, Unisc, Centro Cultural 25 de Julho, Colégio Mauá, Comunidades católica e evangélica de Linha Santa Cruz.
Confira a programação
16/11 – 20h – Salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz – Baile da Imigração: jantar e baile típico alemão, danças típicas, homenagens, Caminhada da Lanterna pelos jovens da comunidade
22/11 – 20h – Igreja Católica de Linha Santa Cruz – Encontro de Corais
27/11 – 20h – Anfiteatro do bloco 18 da Unisc – Concerto da Orquesta e Coral da Unisc.
04/12 – 19h30 – Sede Rotary Clube Cidade Alta – Lançamento do Projeto Língua e Cultura Stammtisch Deutsch – Cultivo da língua por meios de temas culturais.
07/12 – 14h – Salão da Comunidade Católica de Linha Santa Cruz – Encontro Cultural, com apresentações dos alunos das escolas de língua alemã, apresentação dos trabalhos de pesquisa da história, dos costumes e tradições dos imigrantes, concurso Frente Mais Bonita, ajardinamento nas residências e comércio e café colonial.
14/12 – 14h – Estádio do Imigrante – Torneio de Futebol
19/12 – 10h – Viaduto Fritz e Frida – Apresentação do Potencial do Município ao cônsul-geral da Alemanha, Thomas Schmitt.
17h30 com concentração na entrada da rua José Germano Frantz – Alte Pikade – Passeio Histórico da Imigração: Passeio por pontos históricos, como a rua mais antiga, a primeira escola de Santa Cruz, Cemitérios Católico e Evangélico, antigo Salão Frantz, entrada da Quer Pikade (hoje Linha Travessa), Cruz dos Assmann e antiga Cooperativa de Linha Santa Cruz.
18h30 – Centro Social Urbano de Linha Santa Cruz – Descerramento de placa alusiva aos 170 anos e lançamento do projeto Forno da Imigração Comunitário.
20h30 – Igreja Católica de Linha Santa Cruz – Culto Ecumênico, com apresentação de coral.














