Início Economia Rotaract sedia olimpíada germânica

Rotaract sedia olimpíada germânica

Grasiel Grasel
[email protected]

 

Neste fim de semana, dias 12 e 13, o Rotaract Club de Santa Cruz do Sul vai sediar a 36ª edição das Olimpíadas Distritais de Rotaract Clubs (Odirc), evento organizado anualmente pelos clubes do Distrito 4680. Como é característica do evento a definição de uma temática, a festa germânica será o pano de fundo deste ano. O objetivo é aumentar a integração entre os Rotaract’s do distrito, oferecendo um fim de semana repleto de atividades em uma espécie de gincana.

Serão cerca de 100 participantes envolvidos no evento, em torno de 80 deles competidores e outros 20 organizadores membros do Rotaract Club de Santa Cruz do Sul. Silvana Silveira é presidente do evento e diretora de Serviços Internos do Rotaract santa-cruzense e, de acordo com ela, a organização do evento vem sendo discutida internamente há meses, mas o clima de Oktober já estava nos planos desde o início. “Como a Odirc geralmente acontece nesse período, outubro ou novembro, a gente decidiu organizar essa com a temática germânica, por ser parte da nossa cultura e a cidade estar toda decorada nessa época”, diz ela.
Todo ano um clube do distrito é escolhido para sediar uma Odirc, basta que os interessados apresentem um projeto que defina a proposta e a temática do evento. Depois de definidos os projetos participantes, uma votação decide quem vai ficar encarregado de organizar a olimpíada. No ano passado, por exemplo, o Rotaract de Vera Cruz realizou sua edição com a temática do universo de Harry Potter, personagem da escritora J. K. Rowling.

Dentre as competições que serão oferecidas estão modalidades esportivas como futebol, vôlei e espirobol, no entanto, também acontecem diversas atividades parecidas com as de uma gincana, como caça ao tesouro, corrida do saco, cabo de guerra e etc. Para aumentar o clima de Oktoberfest, que já estará montado com uma decoração especial, algumas brincadeiras também terão temática germânica, como o Karaokê do Fritz ou o Bingo Alemão.

Os competidores vêm de diferentes cidades do distrito rotário, algumas bastante distantes como Pelotas ou Rio Grande, o que, de acordo com Silveira, oportuniza a estas pessoas a possibilidade de conhecerem uma Oktoberfest quando talvez nunca veriam uma. A presidente do evento também destaca que em novembro o Rotaract Club de Santa Cruz do Sul completa nove anos, mas esta é apenas a primeira vez que a cidade recebe uma Odirc.