Início Polícia Santa Cruz terá mais câmeras

Santa Cruz terá mais câmeras

Luana Ciecelski
[email protected]

Santa Cruz do Sul passará a ter 20 novas câmeras de segurança espalhadas pelas ruas. O anúncio dessa ampliação foi feito na tarde de ontem, 15 de agosto, em entrevista coletiva realizada na sede do 23º Batalhão de Polícia Militar. Participou do evento uma comitiva do Comando Geral da Brigada Militar. Fazia parte dela o Comandante Geral, Coronel Fábio Duarte Fernandes. 
De acordo com o Comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP), Coronel Valmir José do Reis, nos próximos dias será feito um aditamento do convênio que já existe, para que sejam instaladas 20 novas câmeras. O município contará então com um total de 40 equipamentos, que auxiliarão na manutenção da segurança no município.
“Cada câmera equivale por quatro policiais na rua”, afirmou o Comandante Geral. O Coronel Duarte, lembrou ainda que foram adquiridos recentementedois helicópteros para a Brigada Militar gaúcha, sendo que uma delas capta imagens em alta resolução, ajusta luminosidade para monitoramento noturno e atua com sensor infravermelho, além de possuir um sensor térmico. Esse helicóptero foi utilizado recentemente pelo CRPO/VRP nas buscas aos assaltantes de uma agência bancária em Gramado Xavier.

Foto Luana Ciecelski

Coronel Reis (a direita) mostrou a sala de operações ao Comandante Regional, Coronel Duarte (ao centro)

Inspeção
Comando Geral da BM esteve em Santa Cruz

Uma comitiva do Comando Geral da Brigada Militar esteve em Santa Cruz durante o dia de ontem. O grupo veio de Porto Alegre com o objetivo de inspecionar as atividades da região e receber as demandas dos municípios do Vale do Rio Pardo. Durante o dia, a equipe participou de reunião com o Comando Regional, coletiva de imprensa e visitas institucionais a empresas.
Durante a agenda, o Comandante Geral, Coronel Fábio Duarte Fernandes também conheceu as instalações da Sala de Operações, onde foi anunciada a ampliação do sistema de monitoramento, e à noite foi realizado um jantar na sede da Polícia Federal, onde o comandante foi conhecer a estrutura.
Durante a coletiva de imprensa diversos temas foram abordados. Confira:

Transferência de efetivo para Porto Alegre

O Coronel Duarte explicou que será iniciada nos próximos dias uma medida de gestão, que consiste num rodízio de policiais deslocados do interior para fazer a segurança de Porto Alegre. Segundo ele, a primeira turma de efetivos chegará à capital no dia 18 de agosto e ficará por lá cerca de 20 dias, quando uma nova turma será deslocada. No total serão cerca de 150 policiais transferidos para a capital. Esse efetivo sairá de todos os 16 comandos regionais, que disponibilizarão entre oito e dez homens.
O coronel Duarte explicou que a ideia surgiu a partir do sistema realizado na Copa do Mundo e de uma necessidade de manter a segurança que se obteve durante o evento. Atualmente Porto Alegre reúne cerca de 60% dos crimes do Estado, e a intenção é diminuir esses altos índices de criminalidade.
De acordo com ele, esse efetivo deslocado não prejudicará as comunidades do interior. “De todo o Vale do Rio Pardo, sairão oito policiais. Isso não vai causar nenhum impacto, pois representa menos de 1% de todo o efetivo”, afirmou Duarte.
Em Porto Alegre esse efetivo será distribuído em locais onde ainda não existem projetos sociais, e onde o crime ainda tem índices altos. A ação deverá acontecer ate dezembro de 2014. A partir dessa data, segundo o comando geral, será possível nomear novos profissionais que realizaram o último concurso público para a Brigada Militar.

Concurso BM

Na oportunidade, o comando geral anunciou que espera nomear em janeiro de 2015 cerca de 2 mil homens que atualmente estão na fase de exames médicos. A distribuição desse efetivo pelo Estado, terá como base uma análise técnica que já está sendo realizada. Um dos principais critérios será o índice de criminalidade.

Elogios ao município

Durante a visita técnica, o Comandante Geral conheceu projetos sociais desenvolvidos na região e se mostrou bastante feliz com os resultados alcançados. Ele destacou ações realizadas como parte do Plano de Segurança de Santa Cruz do Sul que recentemente foram ampliadas a nível regional.
“Estou muito feliz com a realização da Operação Combo e das Patrulhas Comunitárias do Interior. Nós inclusive estamos sugerindo que outro municípios venham a Santa Cruz e conheçam a proposta. Todas essas ações melhoram o relacionamento da polícia com a comunidade e no caso da polícia no interior, ela amplia a área de atuação para o território rural e combate o abrigo dos delinquentes nesses locais”, disse Duarte.