
Uma estrutura com um valor superior a R$ 5 milhões será utilizada pela Brigada Militar na segurança da 33ª Oktoberfest, que ocorre de 4 a 15 de outubro em Santa Cruz do Sul.
O diretor do Departamento de Comando e Controle da Secretaria Estadual de Segurança Pública, major Rafael Luft, esteve em Santa Cruz do Sul na terça-feira, dia 19, para apresentar ao comando da BM e aos organizadores da Festa da Alegria o equipamento que estará à disposição da Brigada Militar para realizar o policiamento da área interna e externa da Oktoberfest.
Ao todo, os 14 hectares do parque contarão com quase 80 câmeras de vigilância, sendo 45 delas pertencente à vigilância privada, e outras 37 que são propriedade da Secretaria Estadual de Segurança Pública, que serão comandadas através de duas bases móveis, os chamados Centros de Controle e Comando Embarcado. O equipamento do governo gaúcho é o mesmo utilizado pelas forças de segurança do Estado durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 disputados no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.


Instalados em dois caminhões que estarão no Parque da Oktoberfest, os centros de controle podem fazer o trabalho de monitoramento de até 80 policiais através das imagens geradas pelas câmeras de vigilância.
“Cada câmera tem a capacidade de monitorar com plena capacidade de oimagem até dois quilômetros. E nós temos quatro câmeras que avançam ainda mais, até três quilômetros e meio. Essas quatro câmeras também possuem captação de imagem por infravermelho, que vai atuar durante a noite. Além disso, tem uma outra câmer específica, que é a câmera térmica, que vai idenfitifcar aquela pessoa que tiver com uma faca ou com uma arma. Hoje em dia a revista em grandes multidões ela não acontece mais com o toque, ela acontece de forma tecnológica”, explica Rafael Luft.
O representante da Secretaria de Segurança Pública explicou tambem que as câmeras podem ter ainda outras funções, como o sensor de movimento, que pode identificar se um indivíduo está correndo na multidão, e também quantificar o número de visitantes no local do evento.
A posibilidade é que não exista nenhuma área do parque e do seu entorno que esteja fora do alcance das câmeras de vigilância. As imagens geradas poderão ser acompanhadas pelo Comando-Geral da BM em Porto Alegre, e pelos oficiais do CRPO através de seus aparelhos celulares. A segurança durante a 33ª Oktoberfest contará também com uma aeronave da Brigada Militar pelo menos durante um dos finais de semana da festa.
Segundo o Comandante Regional de Polícia Ostensiva, Tenente-coronel José Valmir dos Reis, a estrutura amplia o potencial de segurança, equivalente a um aumento de efetivo. “Isso nos dá capacidade de manobra em intervenções pontuais, sem causar danos. Isso é uma coisa que multiplica potencialmente a manobra de segurança, tu tem controle maior do processo”.
Para o chefe do CRPO, o trabalho será realizado a ponto de minimizar riscos e não permitir nenhum incidente.
O presidente da Oktoberfest, Djalmar Marquardt, aproveitou para agradecer o apoio dos órgãos de segurança, e afirmou que não seria possível realizar a festa sem o apoio da Brigada Militar. “Será a Oktoberfest mais vigiada da história”.
Já o presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Léo Schwingel, ressaltou que o investimento público através da atuação das polícias é justificado, pois a Oktoberfest é uma festa que dá retorno para a comunidade. Ele lembrou que já foram investidos com recursos obtidos nas edições anteriores da feira, cerca de R$ 200 mil no Parque da Gruta, além da construção de banheiros públicos, entre outras ações, como repasses de doações para a própria polícia.
A expectativa da organização é de que mais de 300 mil pessoas prestigiem a 33ª edição da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul, sendo 60 mil espectadores dos shows, que, segundo Léo Schwingel, já possuem uma venda recorde de ingressos.
A previsão do tempo também é boa para o período da festa, que terá, além da maior estrutura de segurança da história, irá apresentar ao público a “maior estrutura de shows já vista”, como ressaltou Schwingel, com dez metros de altura a mais do que no ano passado, em uma arena com capacidade para 15 mil pessoas.
A estrutura do parque já começou a ser montada, e os equipamentos de segurança chegam na próxima semana, estando em plenas condições de funcionar já no dia 3 de outubro, um dia antes do início da Festa da Alegria.














