Viviane Scherer Fetzer
[email protected]
No último sábado foi realizado o Dia D da campanha de vacinação contra a gripe. Em Santa Cruz a procura foi baixa e o motivo apontado foi o tempo chuvoso. A Vigilância Sanitária esperava imunizar cinco mil pessoas, mas apenas mil doses foram aplicadas. O Centro Materno Infantil (Cemai) realizou o maior número de imunizações, foram cerca de 220 doses aplicadas. Alguns postos de saúde não registraram mais de dez vacinas.

Conforme a coordenadora do Programa Municipal de Imunizações, Raquel Emmel Lopes, a movimentação de pessoas no Dia D foi fraca. “Principalmente devido à chuva, vacinamos aproximadamente mil pessoas, poderia ter sido um número maior, sempre esperamos isso”, explica Raquel. A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio e 11 mil pessoas ainda precisam receber a dose, o que completa a meta de 90% da população. “Com a trégua da chuva espera-se que as pessoas procurem mais os postos e façam a vacina”, complementa Raquel.
Crianças, idosos, gestantes, professores, doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários de presídios, trabalhadores da saúde e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto) compõem o público prioritário.
Este ano a vacina é trivalente e protege contra a Influenza A (H1N1e H3N2) e Influenza B.
Fique por dentro
Confira locais e horários para vacinação contra a gripe:
- Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), no Ambulatório do Idoso e no Posto Central o horário de atendimento para aplicação de vacinas é das 7h45min às 11h45min, no período da manhã, e das 13h às 16h, no período da tarde;
- No Cemai, a vacina poderá ser encontrada até as 18h30min, de segunda a sexta -feira, e, aos sábados, das 8h às 12h30min;
- No SIS haverá sistema de senhas com distribuição de 50 em cada turno, totalizando 150 senhas diariamente, de segunda a sexta-feira.














