Diante do alto risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti no Bairro Schulz, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), com apoio da Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos(Setsu) e, em especial, de soldados do 7º Batalhão de Infantaria Blindado, fará um mutirão de limpeza na próxima terça-feira, 19, e na quarta-feira, 20, no período das 14h30 às 20h30 horas.
A reunião para definir os detalhes da força-tarefa foi realizada na tarde desta quarta-feira, 13, com representantes da secretaria de Saúde, coordenadores da Vigilância Sanitária e o comandante nomeado do 7º BIB, tenente-coronel Christian Augusto dos Santos Cravo.

De acordo com o coordenador municipal de Ações de Combate ao Aedes Aegypti, Leonardo Rodrigues, todas as 975 residências do Bairro Schulz serão visitadas. “Nosso trabalho será o de eliminar possíveis criadouros para evitar que se proliferem e se espalhem para bairros adjacentes , explicou.
O mutirão contará com 33 equipes, formadas por agentes de saúde, agentes de combate a endemias e soldados do exército. “Faremos vistorias em terrenos baldios, pátios de residências e recolhimento de materiais”, afirmou.
Carros de som passarão pelo bairro avisando os moradores para limparem seus pátios e colocarem em frente às suas residências materiais e objetos descartados que serão recolhidos por caminhões da Prefeitura.
Os números do foco do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, chegam a 172 em Santa Cruz do Sul. O bairro mais atingido, conforme a Vigilância Sanitária, é o Schulz, com 90. Comparados com os do ano passado, os dados são assustadores: no mesmo período o município teve apenas 20 focos. Destes, 18 eram no Schulz e outros dois foram registrados no Bom Jesus. O aumento no número de focos do mosquito em apenas um ano foi de 760%.














