LUANA CIECELSKI
[email protected]
Santa Cruz do Sul agora conta com um novo sistema de atendimento. Anunciado no fim de 2017, foi inaugurado na manhã da última terça-feira, 20 de fevereiro, o TeleOftalmo – Olhar Gaúcho, sistema de consultas oftálmicas à distância por meio de conferências. Ele está funcionando na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cohab Renascença – localizado na Rua Professor Edgar Gewehr, número 60 -, no bairro Independência. O sistema atenderá três coordenadorias regionais de saúde: a 13ª – a qual pertence Santa Cruz-, a 8ª e a 16ª.
A instalação do sistema na cidade aconteceu a partir de um convênio entre o Município, o TelessaúdeRS da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Secretaria Estadual da Saúde e da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, através do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) do Ministério da Saúde. O encaminhamento será igual à qualquer outro atendimento com especialista. O paciente consulta no posto de saúde mais próximo de sua casa e, se constatada a necessidade de consulta oftalmológica, o médico do posto encaminha via internet a solicitação de consulta pelo TeleOftalmo. Em seguida, a equipe do TelessaúdeRS da UFGRS efetua o agendamento e encaminha a data e hora da consulta ao posto de saúde, que avisa o paciente.
Todo o procedimento será feito por meio de um aparato oftalmológico composto por três câmeras, computadores e equipamentos de diagnóstico oftalmológico que foram instalados junto à UBS. De um lado, em Santa Cruz do Sul, três Técnicas em Enfermagem que receberam treinamento farão o manejo e orientação dos pacientes. Do outro lado, estará uma equipe de seis médicos oftalmologistas dos Hospital Moinhos de Vento. Eles farão a análise do exame e emitirão o diagnóstico imediatamente pela Plataforma de Telessaúde. Assim, o paciente sai da consulta com a avaliação/diagnóstico e com as recomendações em mãos.
Para a Secretária Municipal de Saúde, Renice Vaccari, a inauguração desse sistema significa o oferecimento de um serviço de ponta para a comunidade. Ela também anunciou que muito em breve o município também disponibilizará óculos de grau para os pacientes que fizerem a consulta e necessitarem do acessório. Isso será possível graças a uma parceria com as Óticas Diniz.
Já o prefeito de Santa Cruz, Telmo Kirst destacou que além do serviço qualificado, o atendimento oftálmico à distância também vai agilizar as filas de espera pelo atendimento que ultrapassam as 2 mil pessoas atualmente na cidade, segundo informações da Secretaria de Saúde. Através do sistema, uma média de 24 atendimentos por dia serão possíveis, de forma que, em cerca de três meses, espera-se ter zerado a fila atual.
Até então, sem o atendimento via TeleOftalmo, os pacientes de Santa Cruz do Sul eram encaminhados para um atendimento no município de Faxinal do Soturno, que por ser referência regional na especialidade, atende às demandas de dezenas de municípios. Conforme Renice, essas consultas em outro município agora só serão necessárias em casos mais sérios, quando a consulta com o TeleOftalmo não for suficiente para a resolução do problema. O município, porém, também já está pensando em alternativas que não exijam o deslocamento para outro município.
O TeleOftalmo
O TeleOftalmo – Olhar Gaúcho nasceu a partir de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele recebeu autorização do Ministério da Saúde para funcionar em 2016 e iniciou suas atividades em 2017.
Suas ações são dirigidas à população, por meio de apoio aos profissionais da atenção primária à saúde e dos demais níveis assistenciais do Sistema Único de Saúde. Ele já foi implantado em sete municípios gaúchos: Santa Rosa, Santiago, Pelotas, Passo Fundo, Farroupilha, Porto Alegre (com duas unidades) e agora, Santa Cruz do Sul.














