Início Saúde Sem carne, por favor.

Sem carne, por favor.

Sara Rohde
[email protected]

Cada dia mais pessoas estão aderindo aos pratos sem carne, as comidas sem ingredientes de origem animal e a cultura do veganismo/vegetarianismo. E não é moda não, é a consciência que faz com que o ser humano coloque no cardápio alimentar, as opções veganas ou vegetarianas. Ser vegano é excluir todas as formas de crueldade animal do convívio e da rotina. É uma cultura que pratica a paz e preserva o bem-estar animal e o próprio, uma cultura sem crueldade, sem sacrifícios e sem sofrimento. Os vegetarianos excluem da alimentação qualquer produto que seja oriundo de animais, sejam ovos, mel, laticínios, carne ou derivados. Animais, somente vivos, e para dar amor. 
Este é um dos principais motivos para ser adepto aos alimentos sem carne, a resposta, na maioria das vezes, sempre é a mesma, por amor, por empatia. Ser adepto aos alimentos sem carne e sem origem animal é uma escolha que não contribui com a morte, ajuda o meio ambiente e trás inúmeros benefícios à saúde e a todos.
Mas o que comer se não for carne? Um dos principais motivos e uma das desculpas de quem não consegue deixar os alimentos de origem animal é a questão do que comer. São muitos alimentos que existem e não contém nada de origem animal. As pessoas que adotam o veganismo têm muitas variedades, são centenas de opções, como arroz, feijão, castanhas, verduras, legumes, frutas, além dos pratos maravilhosos que são preparados com os ingredientes. 
Em Santa Cruz do Sul há quem inspira os veganos e vegetarianos a seguirem este caminho, firmes, fortes e sempre com amor. É a Vert Cozinha Vegana, empresa que oferece aos adeptos à cultura, refeições caseiras e saudáveis, preparadas com muito amor, sem nenhum ingrediente de origem animal. Empresa que nasceu com o propósito, da Juliana Almeida e da Mariele Anger, de viabilizar para os santa-cruzenses, uma alimentação saudável e ética, baseada apenas em plantas com foco em oferecer refeições ricas, balanceadas e saborosas para pessoas que evitam ou desejam diminuir o consumo de carne e outros derivados de animais.
A Vert Cozinha Vegana começou em 2016, na época a Juliana trabalhava com comida convencional, mas já não via sentido em promover o consumo de carne. A Mariele já produzia alguns produtos veganos e a procurou para que pudessem expandir a produção. Nos dois anos de atividades, as empresárias participaram de feiras e eventos variados, ministraram cursos e operaram como anti restaurantes por um curto período.
Atualmente a Vert é administrada somente pela Juliana, que é cozinheira desde os 9 anos de idade, é gastróloga formada pela Unisc e chef de cozinha. A proprietária atua profissionalmente na área da gastronomia há 10 anos, ela já passou por restaurantes no Chile, São Paulo, Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. “Sempre me encantei pela fusão de culturas e sabores,  adoro criar jogos para o paladar e quebrar a mesmice gastronômica”, comenta Juliana.
Quem segue a página nas redes sociais fica sempre com água na boca, pois a Vert lança um cardápio diferenciado mensalmente e se destaca pela criatividade, transformando ingredientes comuns em verdadeiras iguarias. A empresa também vende produtos veganos semi-prontos, congelados como pão de queijo de batata doce, hambúrguer de feijão e arroz cateto com sementes de girassol, almôndegas de lentilha ao molho sugo, petit gateau funcional entre outras variedades. As marmitinhas prontas são de produção caseira e feitas sob encomenda. Possui a opção “take away” ou tele-entrega. De segunda a sexta no horário do almoço. 

Juliana Almeida: Sempre me encantei pela fusão de culturas e sabores,  adoro criar jogos para o paladar e quebrar a mesmice gastronômica

Menu do mês da maio: BOX
Segundas

Salada de painço, damasco e nirá
Arroz multigrãos
Batatas recheadas com creme de espinafre
Feijãozinho caseiro
Terças (feriado dia 01/05)
Salada orgânica ao parmesão veg
Penne sem glúten ao pesto de beterraba
Abóbora tostada com feijões picantes
Quartas
Salada orgânica ao molho de melado e mostarda
Arroz integral
Creme de moranga ao leite de coco
Berinjela com bolonhesa de lentilhas
Quintas
Salada orgânica ao molho de maracujá
Almôndegas de girassol ao molho funghi
Purê de grão de bico
Abobrinha grelhada com alecrim
Sextas
Salada orgânica com vinagrete de germinados
Risoto Mediterrâneo com azeitonas pretas e tomates confit
Burger de grão de bico, linhaça e cenoura

Batatas recheadas com creme de grão de bico e cogumelos são um dos pratos oferecidos pela Vert